Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Defesa Civil de Mesquita faz simulado de evacuação escolar

quinta-feira, agosto 25, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Na última sexta-feira, dia 19 de agosto, os alunos da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos participaram do Simulado de Evacuação do Prédio Escolar. O treinamento encerrou as ações do projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, da Defesa Civil de Mesquita, na unidade, que fica no Banco de Areia. Participaram todos os estudantes e funcionários da escola, tanto do turno da manhã quanto da tarde.

Na parte da manhã, a escola foi evacuada em apenas 2 minutos e 59 segundos. O tempo foi semelhante no turno da tarde. Nesse caso, quando a última pessoa atravessou o portão principal, o cronômetro marcava, exatamente, 2 minutos e 51 segundos. "Quanto mais rápido as pessoas saírem do prédio, maiores são as chances de não ter feridos em situações de emergência. Em segurança, eles devem se dirigir a um local amplo e com bastante ventilação para esperar as equipes de socorro chegar”, detalha Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil do município.

Além do simulado, a escola recebeu diversas atividades sobre segurança e prevenção. Durante a semana de 15 a 19 de agosto, os alunos do 6º e 9º ano tiveram palestras sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros e de Defesa Civil, Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos e Bullying, além de treinamentos práticos de Combate a Princípio de Incêndio e Acidentes Domésticos.

Com o nome “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, o programa busca capacitar estudantes e profissionais de Mesquita com conhecimentos que ajudem a prevenir situações de emergência. “Também procuramos trabalhar com eles técnicas que desenvolvam a capacidade de percepção de riscos de acidentes e incidentes. Assim, conseguimos promover a segurança nas escolas e também fora delas. Habilitamos essas pessoas para atuarem como multiplicadoras do conhecimento”, diz o secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.

A proposta é, a cada mês, levar o projeto para uma unidade escolar dentro da cidade. Até o momento, vários bairros foram contemplados. A iniciativa é da própria Defesa Civil Municipal e conta com a colaboração de setores como a Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Urbanismo.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar