Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Escola Municipal de Artes da Chatuba completa três anos

terça-feira, agosto 30, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Danilo Ribeiro

O dia na Chatuba amanheceu diferente no último sábado, dia 27 de agosto. Isso porque a Escola Municipal de Artes da Chatuba teve sua festa de aniversário de três anos de existência. A comemoração contou com uma programação especial, que incluiu diversas apresentações artísticas dos alunos da Prefeitura Municipal de Mesquita. Além disso, o local foi palco para uma edição do Mesquita em Ação, projeto itinerante da Assistência Social que disponibiliza serviços gratuitos à população.

Na manhã ensolarada, quem chegava no número 230 da rua Dr. Godoy já conseguia avistar o parquinho preparado especialmente para as crianças. Junto a isso, estavam as barraquinhas de algodão doce e pipoca, que ganhavam os munícipes pelo cheiro. Debaixo da imensa lona, cadeiras foram espalhadas ao redor da arquibancada e do picadeiro, que logo havia de ser tomado pelas performances de balé e judô.

“Essa área tem um índice de vulnerabilidade muito grande e uma baixa autoestima. Então, estar com uma escola aberta há três anos aqui é uma grande vitória. O que, antes, era um local que comportava lixo, conhecido como ‘Muro da Vergonha’, se transformou em um espaço que gera oportunidades e ajuda a mudar a vida das pessoas”, aponta o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues. Ele também revela que há planos de reformas para a estrutura da escola, a fim de comportar mais alunos e proporcionar um ambiente ainda mais profissional.

No local, a plateia ainda conferiu as demonstrações de capoeira e boxe, seguidas do jiu-jítsu. As palmas sincronizadas ao ritmo dos alunos também se estenderam às apresentações de break dance e das danças urbanas. Para finalizar, foi a vez dos munícipes que participaram das oficinas circenses mostrarem o que aprenderam nas aulas. As equipes eram do circo social e do alto rendimento. Inclusive, o espetáculo deste último homenageou o circo tradicional, com a presença de personagens como malabarista, homem musculoso, mulher barbada, entre outros.

Entre os integrantes da turma de circo social, estava o mesquitense mirim Ezequiel Henrique, de apenas 11 anos. Agarrado ao monociclo, ele diz que está sob a lona desde sua inauguração, três anos atrás. “Participo de muitas apresentações. Quando abriu aqui, meu amigo me chamou de manhã, bem cedo. Aí, vim e comecei a fazer as aulas. Hoje, também faço capoeira e xadrez”, conta. Enquanto isso, Jaqueline Domingos apoia o neto no caminho. “Ele gosta muito e eu também. Sempre incentivo ele a participar, porque é importante”, declara.

A coordenação pedagógica das atividades circenses - tanto as sociais quanto de alto rendimento - está a cargo do artista Vinícius Daumas. Ele, que sempre foi apaixonado pela arte, tem a oportunidade de estar à frente de um projeto que tem tudo a ver com o segmento. “É grandioso e desafiador. Sou de circo há mais de 30 anos. Certa vez, fui participar de um projeto como recreador. Mas, nesse dia, um palhaço faltou. O diretor, então, me chamou para substituir ele. Daí, nunca mais saí do circo. Depois, é claro, fui me capacitar e fazer cursos”, expõe.

Mesquita em Ação

Além de se divertirem, os mesquitenses que estiveram presentes no evento puderam aproveitar alguns serviços do Mesquita em Ação. Corte de cabelo, design de sobrancelha e de unha, maquiagem, realização de tranças e pintura no rosto estavam na lista de atividades. Em outras tendas, era possível encontrar os serviços do CEO, o Centro de Especialidades Odontológicas, com aplicação de flúor e orientações sobre escovação, e da Vigilância Epidemiológica da cidade.

Na ação, ainda foram disponibilizadas inscrição no Cadúnico e isenção para emissão de documentos. Ao todo, foram realizados 455 atendimentos. “Hoje foi um pouco diferente, porque realizamos a ação em parceria com a Subsecretaria de Cultura. Esse link é muito importante, tanto para alcançar as pessoas quanto para mostrar um pouco do que a Assistência Social oferece. Fora isso, a intenção é sair do equipamento e levar os atendimentos para as áreas do município”, compartilha Nara Cristina Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social.

Escola Municipal de Artes da Chatuba

Inaugurado em 2019, o equipamento busca ressignificar a história do bairro da Chatuba e dos moradores, dando a eles novas perspectivas de vida. Lá, são oferecidas oficinas gratuitas de grafite, desenho, xadrez, danças urbanas, capoeira, judô, jiu-jítsu, muay thai e boxe, além das atividades circenses. Outro destaque é o Programa de Formação de Artistas Circenses, que já está em sua segunda turma.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar