Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Exposição Nilópolis Antigo é estendida até sábado no Shopping

sexta-feira, agosto 26, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Cerca de 400 pessoas passaram pela Nilópolis Antigo, exposição de quadros que retrata a história da cidade do século XVII ao século XX, por meio de pinturas feitas com a técnica óleo sobre tela. Devido ao sucesso, a exibição se estenderá até este sábado, 27 de agosto, no Shopping Nilópolis Square.

Em comemoração aos 75 anos de emancipação de Nilópolis, as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, com a Superintendência de Patrimônio Histórico, fecharam parceria com o Shopping Nilópolis Square e promoveram a exposição com os quadros feitos no ano 2004, pelo Mestre Zito, artista plástico da cidade e diretor da escola de artes Fayga Ostrower.

"Nilópolis Antigo retrata os principais pontos da cidade. Tento mostrar para a população como era a cidade no início do século XX, quando começou tudo", disse Mestre Zito.

A coletânea de nove quadros exibidas tem como proposta presentear o nilopolitano com uma volta ao passado, motivando o munícipe a conhecer a sua história, pois cada morador faz parte desse momento. Felipe Moreira, de 35 anos, é um grande admirador da história de Nilópolis. "Gostei da exposição. São pinturas muito boas, a que mais gostei foi da Igreja Nossa Senhora Aparecida, achei bucólica".

Marcio Oliveira, 56 anos, passou pela exposição com o seu filho de 12 anos.

"Meu filho me trouxe aqui. Assim como eu, é um amante da história. Somos apaixonados pela cidade e pela sua área de crescimento. Eu adorei os quadros. Eu já vi muita coisa que era barro e aos poucos foram evoluindo. Sou apaixonado por pinturas e fotografia. Quando mostra a cultura, é incrível".

"A gente trouxe os quadros para dar acesso à população para ela poder conhecer e ver os trabalhos do Zito, que além de artista plástico, é diretor e professor da escola de artes plásticas Fayga Ostrower. Muitas pessoas que passaram por aqui são alunos e ex-alunos dele", salientou a assessora técnica da Secretaria de Turismo, Rafaelle dos Santos Fatá.

Admiradores da história do município puderam apreciar as artes do Mestre Zito. São elas: a vista panorâmica de Nilópolis, em 1916, com a linha férrea ao Centro; Avenida Mirandela em 1940; Av. João Pessoa; capela São Matheus, construção em 1637; Mena Barreto, em 1940, atual rua Farid Abrão; praça Engenheiro Paulo de Frontin, em 1940, atual praça Miguel Abraão; fachada da Av. João Pessoa, atual Av. Getúlio de Moura; Igreja Nossa Senhora Aparecida, construção 1956; estação ferroviária - trem a vapor e jardineiras, em 1920.

O shopping está localizado no centro da cidade, na rua Prof. Alfredo Gonçalves Figueira, nº 100. A exposição, que irá até o próximo sábado na loja 207, estará aberta ao público das 9h às 21h.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar