Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Veja dicas para gerenciar um Salão de Beleza

sexta-feira, setembro 16, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto:  Divulgação

Gerir pessoas sempre foi um desafio, e dentro de um salão de beleza os cuidados devem ser redobrados já que qualquer sentimento, seja ele bom ou ruim, reflete diretamente no ambiente que é sentido pelo cliente. Então como fazer com que o dia a dia dentro de um salão fique leve e profissional. O coordenador Vladimir Bastidas, da rede IKesaki de Cosméticos, dá algumas dicas preciosas para ajudar proprietários e gerentes a manter este clima organizacional em alta, de modo a refletir de forma positiva para o cliente. Acompanhe.

1.O que o gerente ou proprietário pode fazer no dia a dia para manter a equipe motivada?

A motivação da Equipe é muito importante para o sucesso do Salão. O Gestor precisa conhecer todos os seus colaboradores, ouvir suas histórias, conhecer suas necessidades, e pontuar como o Salão pode ajudar a tornar sua vida mais bacana.

Deve incentivar todos a buscarem conhecimento e aperfeiçoamento técnico. Quando são atendidos diretamente pelas grandes marcas, agendar treinamentos no salão, promovendo experimentação para todos em seus próprios cabelos, pele e unhas. Quando não, procure Centros Técnicos para participarem dos cursos oferecidos.

Campanhas de incentivo aos assistentes, recepcionistas, colaboradores operacionais, focadas em resultados de excelência no atendimento e/ou vendas de serviços, contribui muito para a motivação.

2.O que é bacana dizer para os funcionários para deixá-los assim?

Criar uma rotina periódica para dar feedback em bate papo individual sem julgamentos, sempre com o objetivo de informação para a melhoria do trabalho, melhoria dos resultados, e consequentemente, a satisfação pessoal por atingirem seus objetivos. Dar parabéns sempre que houver merecimento, e comemorar as conquistas e atingimento dos objetivos com toda a Equipe!

3.O que nunca se deve dizer aos funcionários e que possa desanimar o grupo?

Jamais deve-se dar feedback individual na frente de toda equipe, muito menos promover bullying. Além de causar a desmotivação da pessoa, promover assédio moral, toda a equipe será impactada.

4.Dicas de ações simples, mas eficientes para manter o time unido?

Ao iniciar os trabalhos, informar as expectativas para o dia, falar sobre o dia anterior, acertos e erros que devem ser corrigidos, sem citar nomes, somente como aprendizado, pedir sugestões para melhoria: ouvir e verificar a possibilidade de implementação. Dar retorno sobre a viabilidade ou não. Promover um café da manhã 1 vez por semana. Fazer com que o dia seja leve.

5.É legal trabalhar com datas comemorativas? E como isso pode refletir no trabalho?

Surpreender os clientes, nas datas comemorativas é muito bem vindo. Toda a equipe engajada, vestindo algum adereço alusivo à data (camisa xadrez no mês de junho por exemplo), oferecendo algum tipo de “mimo” aos clientes, é sempre bem aceito por todos. Mas antes de oferecer esse ambiente aos clientes, promova algo para a Equipe.

6.Como evitar um ambiente tóxico?

Jamais fale de um colaborador para outro. Nunca promova discussões ou desentendimentos na frente de toda a Equipe. Jamais chame a atenção de um colaborador em público (equipe ou clientes).

7.É bom a amizade extrapolar o ambiente do salão?

Nunca exponha sua vida pessoal aos colaboradores. Evite ter amizade pessoal, os colaboradores que não participarem dessa amizade, certamente se sentirão excluídos, podendo promover discórdias e fofocas no ambiente de trabalho, minando a Equipe, disseminando até o conhecimento dos clientes.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar