Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Saúde de Japeri lança campanha de valorização pela vida

quinta-feira, setembro 01, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Setembro Amarelo é o mês de conscientizar e alertar sobre a ocorrência de suicídios. Falar sobre o tema pode salvar vidas. Por isso, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), lança a campanha de valorização pela vida. Durante o mês, serão realizados diversos encontros e eventos com o objetivo de ajudar pessoas que estão passando por momentos difíceis.

Com o tema "Está tudo bem em pedir ajuda", as ações reforçarão a importância do acolhimento, de prestar atenção aos sinais de alerta e das iniciativas de prevenção ao suicídio. De acordo com o cronograma, serão visitadas escolas da rede de ensino municipais e os presídios do Complexo Penitenciário de Japeri, além das programações que ocorrerão nas unidades de saúde e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). As atividades serão desenvolvidas pelos profissionais das unidades com o apoio da Semus.

Para a coordenadora do Programa de Saúde Mental de Japeri, Thatyane Maia, é fundamental abordar o tema de forma ampla para promover a prevenção. “O suicídio é complexo, muitas questões são levantadas, tanto dentro do núcleo familiar quanto nas escolas e até mesmo nos locais de trabalho. Precisamos promover a saúde mental em todos os setores da sociedade para que possamos tratar o sofrimento e evitar os casos de maneira efetiva”, informa.

A gestora acrescenta que é comum familiares e rede de amigos não saberem como lidar ou não perceberem os sinais de alerta. “As ações são para todas as pessoas. A gente nunca sabe quando alguém que amamos vai passar por dias tão difíceis. Nós, como sociedade, temos que lutar sempre pela valorização da vida e fazemos isso quando temos informação sobre o assunto. No âmbito municipal, a expectativa é que os participantes das ações transmitam a mensagem de prevenção para que as estatísticas e relatos diminuam de forma consistente”, encerra.

Rede de atendimento para quem precisa de ajuda

Em Japeri há nove pontos de atendimento psicológico multidisciplinar para quem está precisando de ajuda. São eles: CAPS Dr. Jorge Tannus Rejame, Centro de Reabilitação Infantil (CRI), Academia da Saúde, Centro Municipal de Especialidades Japeri (Japeri Centro), Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP), Casa da Mulher e nas Unidade de Saúde da Família de Chacrinha, Vila Central e Alecrim.

Para agendar atendimento é necessário apresentar (originais e cópias) do documento de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. No caso de menores de idade, também é solicitada a identidade do responsável e comprovante de residência no nome do mesmo. Além disso, para quem busca ajuda urgente pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando para 188. O serviço é sigiloso, gratuito e está disponível 24h por dia.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar