Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Alunos de Japeri ganham elogios por conta da Exposição do Projeto Multiarte

sexta-feira, outubro 14, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Lucas Alexandre

Os quadros pintados pelos alunos do Colégio Estadual Engenheiro Pedreira, do CIEP 207 e do C.E Almirante Tamandaré, arrancaram suspiros dos moradores de Japeri durante a passagem pela Biblioteca Municipal Carlos de Souza. Mas o vernissage da Exposição do Projeto Multiarte continua disponível no Centro Cultural do Mucajá. A partir desta sexta-feira (14), os apreciadores de artes poderão adquirir as obras. O valor arrecadado vai direto para o artista.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, esta é uma maneira de incentivar os jovens na carreira artística e valorizar todo o esforço feito em sala de aula. A iniciativa partiu da professora de artes, Peter Jean Cohen, que leciona há 23 anos na Rede Estadual de Ensino, mas há 15 anos teve a ideia de produzir quadros com as turmas. Os alunos abraçaram o projeto e se aventuraram com as telas e pincéis. O resultado não poderia ser outro, quase todas as telas vendidas e artistas orgulhosos de suas obras


“Antes de ser professora, sou artista. Para sentir que eu estava realmente ensinando, era necessário ver meus alunos evoluindo e produzindo suas próprias obras. Foi aí que surgiu a ideia de pintar os quadros”, contou a professora. Ela ressaltou ainda que, apesar de confiar no talento dos estudantes, ficou surpresa com os frutos do projeto. “Vários alunos tiveram suas obras premiadas e expostas em lugares incríveis. Hoje alguns moram fora do país e vivem somente da arte. Isto é uma satisfação enorme para mim e um orgulho para o município”, expressou Peter.

É o caso do japeriense, Lucas Araújo, que ganhou o prêmio de pintura Infanto Juvenil, no Japão. Atualmente o jovem é bacharelando na Escola de Belas Artes, na UFRJ. Já teve obras expostas no museu do Rio, Centro Cultural do Correio e tornou-se um artista consagrado.

Desta vez, um dos destaques da Exposição foi a paisagem do pôr do Sol, feita pela aluna do terceiro ano do C.E Engenheiro Pedreira, Gabriella Alves. A tela será homenageada pela Marinha do Brasil, em uma cerimônia no Clube Naval, Centro do Rio de Janeiro. “Estou surpresa e muito feliz. Meu sonho sempre foi pintar e quando a Peter me deu essa oportunidade eu não pensei duas vezes”, contou a estudante.

Apesar do projeto existir desde 2007 e já ter sido premiado em vários países, o apoio dentro do município veio pela atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o secretário da pasta, Jorge Braga Jr., é importante incentivar o trabalho dos jovens por meio do reconhecimento, primeiramente, no próprio município. Pois aqui eles aprendem a fazer e apresentam ao mundo. “Além de trazer visibilidade para os artistas de Japeri, sobretudo estudantes, também oferece conhecimento e cultura aos moradores”, disse o Secretário.

O vernissage fica em cartaz de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 25 de novembro. O Centro Cultural vai oferecer ainda, oficinas de pintura para os alunos das escolas públicas.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar