Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Casa da Mulher ganha ambulatório de implantação de DIU, em Japeri

quinta-feira, outubro 27, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Lucas Alexandre

A prefeita Drª Fernanda Ontiveros e a secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luíza Affonso, inauguraram nesta quinta-feira (27) o serviço de implantação de DIU na Casa da Mulher. Na ocasião, a chefe do executivo também anunciou a possibilidade de ampliação do horário de funcionamento do Centro Municipal de Especialidades de Japeri (antigo Japeri Centro) para que os pacientes que chegam após as 17h possam usar os serviços.

No caso do DIU, a paciente precisa ter entre 14 a 44 anos e estar com os exames preventivo e transvaginal em dia. A triagem é feita nas Unidades de Saúde da Família dos bairros do município, e em seguida, mulheres aptas são encaminhadas para o ambulatório na Casa da Mulher para realizarem o procedimento. Após isso, o acompanhamento é realizado pela rede de atenção básica.

O ginecologista da Casa da Mulher, Dr. Paulo Fernandes de Oliveira explicou como isto pode ser feito . “Aqui na Casa da Mulher trabalharemos com o DIU de cobre. Ele causa mudança no PH vaginal impedindo a ascensão do esperma. O método dura até dez anos no corpo, e para saber se está tudo bem, a paciente faz a ultrassom de manutenção de seis em seis meses”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luísa Affonso, classificou a chegada do ambulatório como mais um braço forte na atenção básica de Japeri. “As mulheres japerienses agora tem o serviço completo dentro da cidade, sem precisar se deslocar para longe. A triagem já é feita nas Unidades de Saúde da Família e agora na Casa da Mulher elas colocarão o DIU com todo conforto e qualidade”, disse.

Já a prefeita Drª Ontiveros enfatizou a facilidade das pacientes conseguirem o novo método contraceptivo. "A implantação do DIU é um procedimento médico menos invasivo para a mulher. E é importante que as japerienses tenham esse serviço gratuito na cidade, pois é um direito de quem paga imposto ter um sistema de saúde funcionando da melhor forma possível. É um serviço público que oferece dignidade e conforto e cidadania”, disse.

Moradora do bairro Jaceruba, Patrícia Gomes Martins, de 28 anos, foi a primeira a aplicar o DIU na Casa da Mulher. Ela disse que já estava procurando há muito tempo um local para realizar o método contraceptivo. “Recebi a ligação esses dias do posto de saúde e fui correndo fazer o Beta HCG para confirmar que não estou grávida e cheguei aqui bem cedo para pôr o DIU, não poderia deixar de fazer isso hoje. É uma oportunidade maravilhosa, não só para mim, mas para as outras mulheres da cidade”, disse.

Atendimento ampliado no Centro Municipal de Especialidades de Japeri

Na ocasião, a prefeita Drª Fernanda Ontiveros também anunciou outras importantes melhorias na rede pública de saúde da cidade. Uma delas é a ampliação do horário de funcionamento do Centro Municipal de Especialidades de Japeri (antigo Japeri Centro) para as 22h. Ela disse que a decisão se dá por conta da procura emergencial por atendimentos de trabalhadores e moradores no horário da noite. A expectativa é de que essa ampliação dos horários aconteça já nos próximos meses.

“Muitas pessoas precisam de atendimento médico depois das 17h. Temos trabalhadores na cidade, mães de crianças pequenas, que precisam de um pronto socorro no período da noite. Por isso estamos articulando com a equipe do planejamento a ampliação do horário de funcionamento do Centro Municipal de Especialidades de Japeri o quanto antes, pois será um grande benefício para a população como um todo”, disse a gestora.

Enquanto esteve na unidade de saúde, a prefeita conversou com as pacientes, onde viu sugestões para o fortalecimento dos serviços prestados à população na cidade.




Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar