Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri incentiva pré-natal odontológico para gestantes

segunda-feira, outubro 24, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Julia Cavalieri

Cuidar da saúde bucal vai além do cuidado estético, principalmente durante a gestação. Frequentar regularmente o consultório odontológico é fundamental para garantir a saúde bucal da gestante e o desenvolvimento saudável do bebê. Esse acompanhamento dentário chamado de pré-natal odontológico consiste em dar assistência e conscientizar as gestantes sobre a necessidade do tratamento bucal preventivo.

O programa do Ministério da Saúde, realizado pela Prefeitura Municipal de Japeri, é ofertado em todas as unidades de saúde do município pela equipe itinerante de saúde bucal. O trabalho acontece de acordo com a solicitação da enfermeira da unidade médica, que realiza o agendamento odontológico assim que a futura mamãe inicia o atendimento médico pré-natal.

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, acredita que muito além de garantir um sorriso bonito, a participação das gestantes no programa também previne possíveis agravos. “Estamos atuando de forma constante e objetiva em Japeri com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado às grávidas. A equipe tem se empenhado para dar assistência odontológica de qualidade, que seja educativa, preventiva e curativa para as mamães japerienses. A população precisa se sensibilizar sobre a importância do pré-natal odontológico”, destaca.

Por que as gestantes devem realizar o pré-natal odontológico

A coordenadora de Saúde Bucal do município, Maíra Felix Costa, explica sobre a importância do tratamento dentário durante a gestação. “O pré-natal odontológico busca assegurar a saúde materno-infantil, considerando a prevenção, o rastreio e diagnóstico rápido de doenças. Atendemos as gestantes de acordo com as necessidades de cada uma”, afirma.

O primeiro passo é a avaliação da saúde bucal da gestante. Feita ainda na primeira visita ao consultório, mostra a necessidade de tratamento e melhores alternativas para mãe e bebê. É nessa etapa que são desfeitos os mitos e são verificados os possíveis problemas como cáries, tártaros e outros. No período de 9 meses, o ideal é visitar o profissional duas a três vezes.

“Quando a gente fala em saúde bucal da gestante, estamos lembrando também de todo núcleo familiar que vai ser impactado pelas informações que essa mãe vai levar. Nesse primeiro momento conversamos sobre os riscos, as mudanças hormonais e outros assuntos relacionados. É um bate-papo para que ela possa ter consciência da seriedade dos cuidados e reproduza isso em casa”, complementa Maíra.

A dentista clínica geral de Assistência Básica da Saúde Bucal de Japeri, Leila Hoehl da Silva Loureiro, conta que o principal problema bucal durante a gravidez é a gengivite gravídica. “Durante a gestação o organismo da mulher sofre diversas alterações, principalmente hormonais. Essas mudanças que afetam a gengiva afetam diretamente o bebê”, reforça.

Além disso, há estudos que comprovam que as bactérias das cáries, periodontite e gengivite gravídica podem chegar na corrente sanguínea e placenta. “Sem tratamento e cuidados necessários, o que começou apenas com uma sensibilidade pode ser capaz de gerar bebês com baixo peso e até mesmo prematuros”, acrescenta Leila.

A mamãe, Jeniffer Pereira Pacheco, de 30 anos, está grávida há quatro meses e relata que tinha dúvidas sobre a segurança do tratamento odontológico durante a gravidez. “Eu achava que gestantes não deveriam tratar os dentes para não correr o risco de afetar o bebê. Conversei com as profissionais e elas me deixaram tranquila em relação ao assunto. Na verdade, essa história de não poder ir ao dentista grávida não passa de um mito”, diz.

A saúde bucal não era uma prioridade para ela até ser orientada pela equipe de saúde do bairro Chacrinha. “Agora que sei a importância do tratamento, com certeza levarei adiante. Às vezes, por ser gratuito, as pessoas têm um pouco de preconceito de vir se cuidar no posto, mas eu sempre recebo um ótimo atendimento e esclareço todas as minhas dúvidas”, comenta a japeriense que já é mãe de três filhos.









Estatísticas em Japeri




De janeiro a setembro deste ano, foram atendidas 119 gestantes no pré-natal odontológico. No início da atual gestão da prefeita Drª Fernanda Ontiveros, a cobertura do programa no município era de 1% e atualmente já é possível constatar aumento de 9%. Ainda que sejam tímidos, os números apontam o progresso na cobertura do programa no município.




“É nítido o avanço do primeiro quadrimestre de 2021 até o momento. Agora estamos na expectativa do fechamento do quadrimestre para ter um dado mais representativo. Chegaremos a 40,95% de cobertura graças à colaboração da equipe de enfermagem e a adesão das gestantes japerienses nos últimos meses. É um trabalho de formiguinha, mas que tem trazido bons resultados”, finaliza a coordenadora Maíra Felix.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar