Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

​Defesa Civil de Japeri realiza reunião para tratar sobre enfrentamento aos riscos de desastres naturais

sexta-feira, novembro 18, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Julia Cavalieri

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou uma reunião na câmara municipal de Japeri, para apresentar um plano de contingências contra chuvas intensas. Na reunião, que teve a presença de representantes de todas as secretarias municipais, foram tratadas estratégias, planejamento e ações referentes às responsabilidades de cada um dos órgãos nessas situações.

Além disso, o encontro teve o propósito de articular, desde já, ações preparatórias no enfrentamento a um possível decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

A engenheira da Defesa Civil, Bruna Carvalho, foi a responsável por apresentar o plano de contingências. Com foco nos riscos de desastres naturais, ela informou quais são os principais motivos que ocasionam estes problemas: ocupação desordenada, remoção da cobertura vegetal do município, vazamento de rede de água e esgoto, lançamento de lixo nas encostas e baixa capacidade de escoamento dos fluxos hídricos.

Bruna mencionou ainda a importância de ter uma boa relação com os municípios mais próximos. “Paracambi, Seropédica, Queimados, Miguel Pereira e Nova Iguaçu são os nossos municípios vizinhos. Na questão de desastres, eles são os principais ajudantes com equipes, nos fornecendo bombeiros, por exemplo”, revelou a engenheira.

Com um número aproximado de 105 mil habitantes, Japeri possui cinco níveis de aviso na defesa civil do município: muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto. Essas escalas ajudam as equipes nas ações de enfrentamento e, com o plano de contingências, todas as secretarias terão uma planilha para saber o que devem fazer em cada estágio.

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Henrique Barros, destacou que esta é uma ação a longo prazo para a cidade. “Este é um trabalho que vai ficar para os nossos netos, daqui a 20, 30 anos as pessoas irão colher os benefícios. Por isso a importância de as secretarias trabalharem juntas, estarem sempre unidas”, comentou o secretário, que lembrou ainda a volta do Programa Limpa Rio para Japeri, um projeto do governo do estado voltado para a limpeza de canais e rios nos municípios.

De acordo com a coordenadora de levantamento de áreas de riscos da defesa civil de Japeri, Tania Granadeiro, alguns setores são essenciais quando algum município entra em estado de emergência. “Assistência social, educação e obra são fundamentais nessas situações de calamidade. A assistência trabalha para garantir os benefícios e direitos sociais da população, já as escolas funcionam como abrigos e locais para receber mantimentos, e a obra entra com o maquinário na limpeza da cidade”, disse.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar