Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mães de autistas fazem nova feira empreendedora em Mesquita

quinta-feira, dezembro 08, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Thiago Ferraz 

Uma vez por mês, cerca de dez mulheres se reúnem em um local de Mesquita, na Baixada Fluminense, para expor e comercializar seus produtos. A quinta edição aconteceu na última quarta, dia 7 de dezembro, no Centro do município. O estimulo vem do projeto “Feira das Mães de Autistas Empreendedoras”, do Espaço Convive. 

O local escolhido foi a Praça Elizabeth Paixão, das 10h às 15h. Nas barraquinhas, era possível encontrar artesanatos, brinquedos e jogos sensoriais, cosméticos e doces, entre outros produtos. A proposta é contribuir para a garantia de renda das famílias com algum integrante diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Essa é apenas uma das atividades do projeto geral “Convive com um Autista”. A idealizadora é Andrea Alves, que não imaginava o quão impactante seria a iniciativa para os assistidos. “Do início até hoje, já ouvi vários relatos emocionantes. Não só sobre a vida profissional dessas famílias, mas também social e pessoal. Por meio dos nossos encontros, elas têm a oportunidade de trocar experiências e se apoiarem. Não foi uma tarefa fácil elaborar todas as coisas. Mas, nós conseguimos”, conta.

Antes centralizada no pátio do CRAS Santa Terezinha, a ação agora é itinerante. O objetivo é divulgar o trabalho para certificar a conscientização do autismo e, assim, alcançar cada vez mais pessoas. “Quando tive a ideia, não imaginava que meu filho era autista. Foi depois de alguns meses, perto do aniversário de 18 anos dele, que recebemos o diagnóstico. Eu estava habilitada para atuar no assunto, porque tinha me capacitado para isso, porém me tornei apta para falar com mais propriedade”, exprime Andréa.

Outras atuações

Além da feira, o projeto também conta com rodas de conversas sobre diferentes assuntos na temática principal. Essas, no entanto, são realizadas duas vezes por mês, no próprio Espaço Convive. O equipamento funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Rua Doutor Manoel Duarte 1426, em Santa Terezinha.

“A inclusão não seria possível sem a atitude de abraçar as diferenças. Não somos todos iguais, mas somos todos seres humanos. Nossa missão, enquanto Assistência Social, é trabalhar pela integração social de todos os munícipes e fazer com que a garantia de direitos seja uma realidade sólida”, argumenta Nara Cristina Lucena, subsecretária da pasta.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar