Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita realiza encontro de gestantes

sexta-feira, dezembro 02, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Giovanna Medeiros

A gravidez é o momento em que a mulher passa por novas experiências. Pensando nisso, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social organiza, mensalmente, encontros para as gestantes assistidas pelos profissionais da pasta. Na última quarta-feira, dia 30, o CRAS Santo Elias recebeu essas mulheres para um bate-papo. No local, elas puderam trocar relatos e tirar dúvidas. Isso porque uma equipe multiprofissional das clínicas da família Banco de Areia e Jacutinga estava presente. A ocasião também foi marcada pela entrega de fotos de um ensaio fotográfico que foi realizado com algumas delas em outubro.

A iniciativa já acontece nos seis Centros de Referência em Assistência Social, onde cada mulher é assistida de acordo com o seu território. Mas, desta vez, a equipe reuniu as participantes dos encontros em um só local para que a troca de experiências fosse ainda mais ampla. Para Sildivânia Souza, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, esse é o momento de reforçar a importância de participar e estar próximo dos equipamentos públicos.

“Cada gravidez é única. Quando incentivamos essa troca entre elas, ampliamos uma rede de apoio que, às vezes, vai além de apenas palavras. Esse espaço é para que elas se sintam à vontade para expressar seus sentimentos, suas dúvidas e até mesmo suas demandas”, explica Sildivânia.

No bate-papo, foram abordadas questões relacionadas ao pré-natal e à caderneta de vacinação. Durante a manhã, elas puderam esclarecer dúvidas com as profissionais de saúde, além de informações sobre as oportunidades ofertadas nos equipamentos da Assistência Social, como o Espaço da Mulher Mesquitense e as oficinas realizadas pelos próprios CRAS. Além disso, o momento ainda foi marcado pela música. A canção “Anunciação”, de Alceu Valença, levou muita emoção às mamães.

“São nesses encontros que acompanhamos, de perto, as necessidades dessas mulheres. Para nós, é a oportunidade de ouvi-las e, assim, preparar as próximas reuniões de acordo com aquilo que elas querem aprender ou vivenciar. Como dezembro é um mês agitado, devido às festas de final de ano, o próximo encontro será no dia 18 de janeiro”, reforça Nara Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social.

A ocasião contou com a presença de Loan Cavalcante, coordenador da Proteção Social Básica, e Aline Lacerda, que atua como coordenadora da Proteção Social Especial. Os profissionais estenderam o apoio e reforçaram a importância da permanência dessas mulheres dentro dos equipamentos.

Entrega das fotos das gestantes

A reunião marcou um momento especial para algumas das mamães. Em outubro, elas participaram de um ensaio fotográfico gratuito para registrar esse período. A iniciativa foi uma parceria com o projeto “Doce Eespera”, da fotógrafa Débora Machado. Na ocasião, elas receberam uma das fotos impressa, emoldurada, e as demais imagens em formato digital.

Para Rita de Cássia, de 34 anos, contemplar a foto foi ainda mais especial. Isso porque ela pôde receber o material com a filha já nos braços.

“É uma emoção sem palavras. Eu, hoje, estou recebendo a foto e com minha neném no colo. É uma coisa que queríamos fazer, mas não tínhamos condições. Não tem explicação, somente agradecer”, conta a moradora da Chatuba.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar