Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Municípios de Belford Roxo e Queimados ganham mais duas escolas sustentáveis e tecnológicas

domingo, dezembro 11, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto:> Uanderson Fernandes/Seeduc-RJ

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) entregou, neste sábado (10/12), mais duas Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs), para estudantes de Belford Roxo e Queimados. Desde julho, já foram reinauguradas 22 E-Tecs na capital e no interior, sendo 12 unidades somente na Baixada Fluminense. A região ainda vai receber mais seis E-Tecs nos próximos meses, beneficiando mais de 10 mil alunos. As mudanças na estrutura física e pedagógica das escolas fazem parte do maior pacote de investimentos realizados pelo Governo do Estado, na última década, para melhorar a qualidade do ensino público fluminense.

As inovações tecnológicas foram implantadas para alunos do Ciep E-Tec 116 Vila Maia, no bairro Nova Aurora, em Belford Roxo, e do Ciep E-Tec 335 Professor Joaquim de Freitas, em Jardim São Miguel, Queimados. Nesta primeira fase, o ensino será em tempo integral para as turmas da 1º série do Ensino Médio, que terão aulas de artes, robótica, games, educação ambiental, empreendedorismo entre outras. A ampliação da carga horária será estendida às demais séries a partir de 2023.  

A meta é modernizar 50 Cieps e, gradativamente, estender o projeto para toda a rede estadual . "Nosso desafio é transformar a escola do século 19 de forma a garantir que jovens do século 21 entrem de fato em uma nova era da educação mais tecnológica, inclusiva e sustentável" – declarou o governador Cláudio Castro.

As novas unidades contarão com espaços tecnológicos para que os alunos tenham acesso ao que há de mais inovador em educação, em um ambiente de aprendizagem moderno e inclusivo. Todas as unidades são sustentáveis e receberam painéis solares, foram equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo e horta comunitária e composteira que irão reforçar a alimentação dos estudantes. Além disso, as escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers, ambientes que incentivam a criatividade, o estudo por projetos e os aproximam do mundo do trabalho.

“Estamos transformando a realidade de nossas escolas e trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade da educação pública, oferecendo aos nossos jovens uma aprendizagem mais atrativa, unindo inovação, tecnologia e sustentabilidade – disse o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar