Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu ganha mais três escolas sustentáveis e tecnológicas

quinta-feira, dezembro 08, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) inaugurou, nesta quinta-feira (08/12), mais três Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs), em Nova Iguaçu. Com esta nova entrega, chegam a dez os Cieps revitalizados na Baixada Fluminense de um total de 18 unidades que a região vai receber, atendendo mais de 10 mil alunos.

Desta vez, serão beneficiados mais de 2 mil estudantes do Ciep E-Tec 167 Jardim Paraíso, no bairro Jardim Guandu, do Ciep E-Tec 394 Vereador Cândido Augusto Ribeiro Neto, na Estrada da Palhada, e do Ciep E-Tec 196 São Teodoro, no Jardim Boa Esperança. Desde julho, já foram reinauguradas 20 E-Tecs na capital e no interior. A meta é modernizar 50 Cieps da rede estadual dentro do maior projeto de educação no Estado do Rio de Janeiro das últimas décadas. "Nosso desafio é transformar a escola do século 19 de forma a garantir que jovens do século 21 entrem de fato em uma nova era da educação mais tecnológica, inclusiva e sustentável" – declarou o governador Cláudio Castro.

As novas unidades totalmente revitalizadas contarão com espaços tecnológicos e sustentáveis para que os alunos tenham acesso ao que há de mais inovador em educação, em um ambiente de aprendizagem moderno e inclusivo. As mudanças na estrutura física e pedagógica dos Cieps fazem parte do pacote de investimentos realizados pela Seeduc para melhorar a qualidade do ensino público fluminense.

Todas as unidades são sustentáveis e receberam painéis solares, foram equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo e horta comunitária e composteira que irão reforçar a alimentação dos estudantes e de suas famílias. Além disso, as escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers, ambientes que incentivam a criatividade, o estudo por projetos e os aproximam do mundo do trabalho.

Nesta primeira fase, o ensino será em tempo integral para as turmas do 1º ano, que terão aulas de artes, robótica, games, educação ambiental, empreendedorismo entre outras. A ampliação da carga horária será estendida aos demais anos a partir do ano que vem. "Estamos entregando três E-Tecs em Nova Iguaçu para que os estudantes da Baixada Fluminense tenham as mesmas oportunidades que os da capital. Poucas escolas particulares têm toda essa tecnologia. Esse é um sonho, um caminho sem volta que se tornou realidade" – disse o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar