Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Soldado Nascimento: Pelé passou pelo Exército Brasileiro; FOTOS

quinta-feira, dezembro 29, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

O ídolo do Futebol Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, faleceu nesta quinta-feira, dia 29, aos 82 anos, em decorrência de complicações de um câncer no cólon. muita gente não sabe, mas ele passou pelo Exército Brasileiro.

O Soldado Nascimento (Nr 201) incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 20 de janeiro de 1959, no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM), localizado em Santos, hoje 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e atualmente situado em Praia Grande (SP).

Durante sua passagem pelo Exército, já campeão Mundial de Futebol na Copa do Mundo de 1958, conquistou o Campeonato Sul-americano de Futebol das Forças Armadas, marcando o gol decisivo no jogo final contra a Seleção Militar da Argentina (Brasil 2 x 1 Argentina).

Enquanto atuou pela equipe do Exército, o Rei marcou 14 gols em 10 partidas, de acordo com o Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube. O saldo de gols ao longo de sua careira foi de 1.282.

Em entrevista à Revista Verde-Oliva em 2006, Pelé disse que a disciplina e o respeito ao próximo foram os principais ensinamentos que obteve na caserna. "Eu me orgulho muito, porque serviu de base para minha formação e meu caráter. Acho que todos os jovens deveriam passar pelo Exército", afirmou à época.

O Rei também contou que aprendeu a costurar, cozinhar, lavar e passar roupas durante o serviço militar. "Quando voltei da Copa do Mundo da Suécia (1958), tirava serviço de sentinela no portão do quartel em Santos (SP) e todo mundo que passava queria cumprimentar o Pelé, campeão do mundo, e pedir autógrafos. Eu morria de vergonha e levava bronca do sargento", relatou.



Por Comando Militar do Sudeste
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar