Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Daniela Carneiro toma posse como ministra do Turismo e defende redução do preço das passagens aéreas

segunda-feira, janeiro 02, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Turismo gera desenvolvimento econômico e social, diz Daniela Carneiro na transmissão de cargo

O turismo no Brasil está vivendo “um dia de recomeço”, afirmou a nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante a cerimônia de transmissão de cargo nesta segunda-feira (02/01), em Brasília (DF). Em seu pronunciamento, Daniela pontuou que irá trabalhar pelo aumento do orçamento do Ministério do Turismo, pela redução dos preços das passagens aéreas, a fim de estimular o turismo regional, promover o turismo inclusivo e fortalecer a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Daniela Carneiro lembrou que esse movimento acontece em um momento emblemático, no mês em que o Ministério do Turismo completa 20 anos de existência, criado ainda durante o primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva. "O presidente Lula traz em seu DNA o entendimento do turismo como gerador de desenvolvimento econômico e social", pontuou.

Carneiro fez questão de externar a surpresa da equipe de transição em relação ao orçamento anual previsto para 2023 do Ministério do Turismo, que é de R$ 19 milhões, uma redução de 74%, e prometeu trabalhar para reverter esta situação.

De acordo com ela, “é impossível ignorar uma atividade que representava 8% do Produto Interno Bruto (PIB) antes da pandemia de Covid-19. Principalmente por que este é um segmento que envolve mais de 50 atividades econômicas, e que pode e deve ser ainda maior, alcançando a estatura de todo o nosso potencial”.

A necessidade da promoção de um turismo mais inclusivo e sustentável e que priorize a defesa dos direitos da criança e do adolescente, com o objetivo de dizimar a exploração sexual e o trabalho infantil também fizeram parte da fala da ministra, que visa uma gestão de resultados, capaz de transformar a realidade social das pessoas. “Fortalecer o turismo significa gerar mais renda, mais emprego e combater à fome. Fomentar o turismo regional é levar mais desenvolvimento para todos que ali vivem, mais qualidade de vida e mais dignidade para a nossa população”, completou.

Por fim, a ministra garante que priorizará ações de valorização dos servidores e de fortalecimento da relação com dirigentes e entidades do setor. “Queremos uma escuta ativa, que favoreça à retomada de um melhor caminho para o turismo no Brasil”, afirmou.

Currículo Daniela Carneiro

Aos 46 anos, Daniela Carneiro já foi professora do ensino fundamental no Rio de Janeiro (RJ). Também ocupou a pasta de Assistência Social em Belford Roxo (RJ), o oitavo maior colégio eleitoral do estado, com mais de 360 mil eleitores. Foi reeleita como Deputada Federal, sendo a mais votada do Rio de Janeiro, com 213 mil votos, e agora integra a equipe de ministros nomeada para o novo governo.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar