Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri inaugura novo ambulatório de hiperdia

terça-feira, fevereiro 14, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Lucas Alexandre

Foi inaugurado nesta terça-feira (14) o ambulatório de hiperdia, setor que vai cuidar de pacientes com hipertensão e diabetes. O espaço funcionará dentro do Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira (antiga Umep).

O novo ambulatório possui dois consultórios, uma sala de curativos, uma sala de esterilização, além dos espaços de recepção e acolhimento. Com a inauguração, os pacientes diabéticos insulinados inscritos no Programa Hiperdia pegarão os Kits HGT no local.

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, acompanhou a inauguração do novo ambulatório. Para ela, um espaço totalmente dedicado à hiperdia representa mais um importante avanço para o município.

“Como cardiologista me sinto privilegiada em participar desse momento tão importante. Ter um ambulatório de hiperdia é muito necessário para os munícipes, pois garante a centralização do tratamento e a certeza de que ele será bem acompanhado. É importante ressaltar que, além do tratamento físico, também temos o objetivo de trabalhar com políticas públicas de prevenção com orientações sobre diabetes e hipertensão”, disse.

Sebastião Osvaldo Nascimento tem 60 anos e mora no bairro Bonfim. Ele, que é diabético, não perdeu tempo e já aproveitou a inauguração do ambulatório para fazer os procedimentos de curativos no pé. O aposentado adverte:

“Não pode deixar o tratamento de lado não! Tive que amputar quatro dedos por falta de cuidados com a minha saúde. Mas não quero cometer esse erro novamente, por isso estou aqui sendo um dos primeiros a ser atendido no ambulatório. Quero seguir o tratamento à risca, sem falhar”, disse.

O que é o Programa Hiperdia?

Com mais de 700 pacientes cadastrados, o Programa Hiperdia tem por objetivo acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos da cidade. A porta de entrada é a consulta com o clínico geral, que avalia a necessidade de medicação oral ou de insulina. Neste caso, ele passa para o controle do endocrinologista com avaliações mensais ou até semanais, em casos mais graves da doença. Para estes casos, os diabéticos contam com um médico cirurgião para cuidar do pé diabético.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar