Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Investimentos: Economista analisa opções de investimentos para 2024

quarta-feira, janeiro 31, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Quais são os principais setores para se investir e com expectativas de retornos melhores em 2024?

a. Setor imobiliário
b. Consumo cíclico
c. Financeiro

Diante das projeções do mercado sobre o possível fim do ciclo de altas nas taxas de juros nos EUA em 2024, qual a análise do mercado em relação ao Tesouro IPCA+, considerando seu potencial de retorno e riscos?

a. O mercado brasileiro terá que ser mais atrativo, o que poderá trazer um spread mais atrativo para se tornar competitivo com o mercado americano;

b. Apesar de alguns analistas trazerem a perspectiva de aumento para 2024, alguns acreditam que ainda terão queda na taxa de juros.

Como os títulos bancários, como CDB, LCI e LCA, se posicionam como opções de investimento diante das perspectivas de redução nas taxas de juros e do cenário global de 2024?

Sempre é importante a diversificação da carteira, e com isso, construir reserva de emergência para 2024 com LCA/LCI, no curtíssimo prazo e CDBs é sem dúvida a melhor alternativa. Lembrando que a reserva de emergência serve tanto para socorrer em momentos difíceis, como trazer a oportunidade de compra de novos investimentos sempre precisar utilizar de produtos mais estruturados e que fazem parte de estratégia de longo prazo.

Com a expectativa de um possível corte de juros nos EUA em julho de 2024, como os ETFs de Renda Fixa (BR e US) podem se tornar alternativas estratégicas para os investidores? Quais são os principais fatores a serem considerados ao escolher entre investimentos brasileiros e americanos?

a. ETFs é uma alternativa muito boa para quem quer entrar no mercado americano e ainda não tem conhecimento, nem muito capital para penetrar no mercado internacional.

b. Equilibrar as contas entre investimentos no Brasil e investimentos estrangeiros, uma distribuição da carteira.

No exterior, empresas ligadas a tecnologia
No Brasil, Setor imobiliário, Consumo cíclico, Financeiro

A previsão de um cenário pior para ações em caso de recessão nos EUA destaca a importância dos títulos de renda fixa como uma opção mais segura. Quais seriam as características ideais desses títulos para proteger os investidores em um ambiente de desaceleração econômica?

Para se tornar atrativo, o mercado americano precisará aumentar os Treasures, com taxas mais atrativas.

Considerando o período de cinco anos como ponto focal para investimentos em renda fixa, como essa estratégia se alinha com a expectativa do mercado de um ano positivo para ações e renda fixa? Quais são os benefícios percebidos em investir em ativos de médio prazo em comparação com prazos mais longos?

a. Toda a estratégia deve estar alinhada ao seu porquê.

b. Ativos de médio e curto prazo, estão ligados às oportunidades mais fáceis de serem previsíveis, como dar entrada nas chaves de um imóvel para dois anos a frente.

c. Essa é a oportunidade de utilizar a renda fixa como meio de se organizar contas futuras. Outra possibilidade é utilizar a Renda Fixa para dar entrada em uma matrícula de um filho em 1 a 2 anos futuros.

Há importância em manter uma carteira balanceada e diversificada para proteger os investidores em 2024? Quais seriam os principais componentes dessa diversificação entre renda fixa e ações, e como os investidores podem adaptar suas carteiras a possíveis mudanças no cenário econômico?

a. O ideal é marcar de 70% a 30%, entre renda fixa e renda variável;

b. Resposta da 10

Em um cenário de guerra e incerteza geopolítica, são necessárias estruturas defensivas, investimentos alternativos e posições em petróleo e ouro como formas de proteção em 2024? Como os investidores podem incorporar essas estratégias em suas carteiras de maneira eficaz?

a. Para clientes mais conservadores, a importância de comprar 1% de ouro, em moedas ou fundos que possuam esses ativos;

b. Para o investidor agressivo, pode fazer a compra em ativos diretos e compor a carteira.

c. O petróleo é uma boa oportunidade de investimento. Porém, existe a necessidade de sempre avaliar qual a estrutura da empresa, sempre uma análise quantitativa, com os indicadores financeiros dela.

Quais são os indicadores-chave que os investidores devem acompanhar para ajustar suas estratégias ao longo de 2024, considerando a volatilidade potencial e os eventos geopolíticos?

Os principais indicadores são:

i. IPCA, SELIC, PIB
ii. Taxa de Juros Futuro

Quais são os conselhos para os investidores se atentar em 2024?

a. Acompanhar as Tendências Econômicas Globais;




b. Diversificação de Investimentos: Não coloque todos os ovos na mesma cesta. Diversificar sua carteira entre diferentes classes de ativos (ações, títulos, imóveis, criptomoedas, etc.) pode ajudar a reduzir o risco;




c. Investimento em Tecnologia e Inovação;




d. Sustentabilidade e Responsabilidade Social;

e. Educação Financeira e Assessoria;

f. Atenção à Inflação e Taxas de Juro;

g. Planejamento de Longo Prazo e Paciência;

h. Adaptação às Mudanças de Mercado: Esteja preparado para ajustar sua estratégia de investimento conforme as condições de mercado mudam. Flexibilidade e adaptabilidade podem ser cruciais.

i. Gestão de Riscos;




j. Foco na Qualidade e no Valor
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar