A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo iniciou tratativas para firmar ações propositivas com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com o objetivo de oferecer cursos de capacitação, tendo como "carro-chefe" Projeto Jovem em Alerta na preparação ao mundo do trabalho para adolescentes e jovens acompanhados nas Unidades de Proteção Social Básica e Especial do município.
Na última semana, a gestão do PSE/Semasc participou de uma visita institucional à unidade do CIEE em Nova Iguaçu, onde está localizado o polo mais próximo da instituição, já que Belford Roxo ainda não conta com uma unidade própria. Durante o encontro, um representante da Secretaria pôde conhecer a estrutura do local, incluindo salas de aula e metodologia de trabalho e atendimento, além de aprofundar as possibilidades de cooperação.
Compromisso com os jovens
O foco da parceria em construção é o programa Jovem Alerta, voltado para adolescentes entre 14 e 17 anos. A iniciativa visa preparar os jovens para o mundo do trabalho, uma vez por semana, com orientações sobre elaboração de currículo, comportamento em entrevistas de emprego e outros temas fundamentais para o ingresso no mercado formal.
“Nosso compromisso é garantir que os jovens de Belford Roxo tenham oportunidades reais de crescer, aprender e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Essa parceria com o CIEE representa mais do que cursos: é um passo importante para transformar a realidade de muitos adolescentes que são acompanhados pelos nossos equipamentos sociais”, afirmou Diogo Bastos, secretário de Assistência Social de Belford Roxo.
Número de vagas disponíveis
Como o número de vagas disponíveis para o município ainda é limitado, a secretaria e o CIEE estão discutindo a definição de um percentual mínimo reservado para adolescentes de Belford Roxo. A proposta é que a seleção seja feita por meio de cadastro de jovens nos serviços de assistência para posterior encaminhamento às empresas interessadas.
A expectativa é que o projeto comece a ser implementado no segundo semestre deste ano, promovendo uma nova porta de entrada para o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes atendidos pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade.