Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) prenderam, nesta sexta-feira (05/09), um homem apontado como o maior desbloqueador de telefones celulares do estado do Rio de Janeiro. Ele foi capturado em sua residência, no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Ele foi autuado em flagrante por crime de receptação, no cumprimento de três mandatos de busca e apreensão. De acordo com as investigações, o homem atuava remotamente, sendo capaz de desbloquear aparelhos localizados em qualquer parte do país. Ele participou de grupos virtuais com membros de diversos estados brasileiros, o que amplia o alcance de sua atuação.
O investigado também ministrou cursos on-line ensinando técnicas de desbloqueio de celulares e remoção de IMEIs da “lista negra” da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das operadoras.
– Essa ação é crucial dentro da ‘Operação Rastreio’, uma vez que retira a circulação de um criminoso que difunde conhecimento e presta o serviço ilegal a quadrilhas de todo o país. É a partir de ações delituosas como a dele que toda a cadeia criminosa se torna possível – explica o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.
Durante o cumprimento dos mandatos, os agentes apreenderam três notebooks, cerca de 15 celulares, um simulacro de pistola e um bloqueador de sinal — equipamento frequentemente utilizado em roubos de carga para impedir o rastreamento de veículos.
A ação faz parte da "Operação Rastreio", que combate roubo, furto e recepção de celulares. As ações conjuntas realizadas no último dia 3 de maio e já resultaram em mais de 200 aparelhos recuperados, que serão pagos e restituídos aos legítimos proprietários.