Um sargento da Polícia Militar, identificado como Thiago do Amaral Lacerda, de 38 anos, foi morto a tiros durante uma operação na Linha Vermelha, na altura da Comunidade do Lixão, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O confronto ocorreu na madrugada desta quinta-feira (24), após o acionamento de equipes do 15º BPM (Duque de Caxias) para coibir uma série de roubos na via expressa.
Segundo informações da Polícia Militar, os agentes foram acionados por volta das primeiras horas da manhã com relatos de que criminosos armados estavam praticando assaltos na região. Durante a tentativa de abordagem e interceptação dos suspeitos, houve um intenso confronto a tiros.
O sargento Lacerda foi baleado durante a troca de tiros. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada pela unidade de saúde.
Durante a mesma operação, um dos suspeitos de envolvimento nos assaltos também foi baleado. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, mas não resistiu e veio a óbito. Com os criminosos, a polícia apreendeu dois fuzis.
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) foi acionada e ficará responsável pela investigação do caso. Diligências estão em andamento para identificar e prender outros possíveis envolvidos no confronto que resultou na morte do policial.
Sargento Thiago do Amaral Lacerda estava na corporação há 13 anos e deixa esposa e duas filhas. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro lamentou a morte do agente e se solidarizou com familiares e amigos.
A morte do sargento se soma a uma estatística preocupante de violência contra agentes de segurança no estado. A Linha Vermelha, uma das principais vias expressas do Rio, tem sido palco recorrente de ações criminosas, incluindo roubos de carga e arrastões, o que motiva operações policiais frequentes na área. Horas após a morte do sargento, novos relatos de arrastões na mesma via foram registrados, demonstrando a persistência da atividade criminosa na região.