No Sudeste, o calor será mais intenso no interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e no norte e noroeste do Paraná. No Rio de Janeiro, a temperatura pode ultrapassar os 30°C.
Veranico e os riscos à saúde
Além do calor fora de época, o veranico é caracterizado pela baixa umidade do ar. A Defesa Civil alerta para a queda na umidade relativa, que pode chegar a níveis abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%.
A baixa umidade aumenta o risco de problemas respiratórios, irritação nos olhos e pele, e desidratação. O calor e o tempo seco também elevam o perigo de incêndios florestais.
Especialistas recomendam que a população se hidrate constantemente, evite atividades físicas nos horários mais quentes do dia e utilize umidificadores de ar ou bacias com água para amenizar o clima em ambientes fechados.
Mudança climática à vista
O calorão de agora, no entanto, será passageiro. A Climatempo prevê a chegada de uma nova e forte massa de ar polar na virada de agosto para setembro, que derrubará as temperaturas novamente no centro-sul do país, trazendo um contraste climático significativo em um curto período.
Ficou com alguma dúvida sobre o veranico ou quer saber mais sobre a previsão do tempo na sua cidade?