Movidos pela curiosidade e pela vontade de tornar o mundo mais sustentável, os alunos do Ciep 218 Ministro Hermes Lima – Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, criaram um barco movido a energia solar e conquistaram o Prêmio Marnobra no Desafio Solar Brasil 2025. A competição de embarcações sustentáveis foi realizada entre os dias 20 e 26 de outubro, na Lagoa de Imboassica, em Macaé, na Região Norte do estado. A escola foi a única de ensino médio regular que participou do Desafio.
A disputa reuniu 10 equipes formadas por estudantes do Ensino Médio e universitários de três estados brasileiros. Além do Rio de Janeiro, participaram equipes do Espírito Santo e de Santa Catarina. A equipe da Baixada Fluminense levou o troféu após excelente desempenho na prova de slalom. Durante a competição, eles completaram sete provas, com percursos que variavam entre 200 metros e 6 quilômetros.
— Fomos agraciados com esse prêmio em reconhecimento ao nosso sucesso na prova de slalom, que avalia a manobrabilidade das embarcações. A conquista nos enche de alegria, e deixamos o evento com a sensação de realização. Agradeço a todos que torceram por nós — destacou Marcella Freire, diretora-adjunta e professora de Educação Física, responsável por implementar o projeto extracurricular na unidade.
Marcella ressaltou ainda que a participação dos alunos no evento proporciona aprendizado contínuo, com benefícios sociais evidentes, como o desenvolvimento da resolução de problemas, o trabalho em equipe e a interação com estudantes universitários de todo o país, oferecendo também um ganho técnico significativo.
— Participei do desafio pela primeira vez e aprendi muito. Foi ótimo representar minha escola e a Secretaria de Estado de Educação nesta competição. Quero agradecer aos meus professores por essa vivência incrível. O prêmio é nosso — disse Emanuel Henrique, um dos participantes.
A equipe da Baixada Fluminense que brilhou na competição recebeu o nome “Güneş”, que significa sol em turco. A estudante Ludmila Marinho, de 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio, teve a oportunidade de participar pela terceira vez consecutiva, agora como capitã da equipe. Ela esteve acompanhada de 11 colegas.
— É extremamente gratificante reviver essa competição. Aqui, aprendemos novas habilidades. Nosso barco passou por muitas mudanças desde o ano passado, o que nos proporcionou ainda mais aprendizado e conhecimento — contou a capitã.
Margô, a amiga do meio ambiente
Preocupados com os impactos do aquecimento global e com o futuro do planeta, os alunos do Ciep 218 Ministro Hermes Lima – Intercultural Brasil-Turquia desenvolveram “Margô”, um barco movido a energia solar. A embarcação possui módulos fotovoltaicos, usados para captar a luz solar e gerar energia.
Contando com baterias e uma bomba de porão em cada casco, o catamarã é composto por dois cascos paralelos em sua base, e as bombas elétricas são utilizadas para retirar a água do fundo da embarcação e devolvê-la ao mar. Além disso, o barco é equipado com âncora, cabo de reboque, colete salva-vidas e reserva de flutuabilidade. Há espaço apenas para o piloto, o único tripulante a bordo.
A iniciativa tem como objetivo incentivar jovens talentos e incorporar o conceito de sustentabilidade ao aprendizado dos alunos, e a implementação do projeto tem trazido resultados significativos.

