Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) deflagraram uma operação de fiscalização, nesta terça-feira (14/10), em um estabelecimento industrial, no bairro Riachão, em Nova Iguaçu. Na ação, que contou com a participação de peritos do Instituto Criminal Carlos Ébole (ICCE), agentes apreenderam diversos itens e prenderam o proprietário do local.
Após denúncias, agentes diligenciaram ao endereço para apurar informações sobre a produção ilegal de cosméticos. Ao chegarem no local, as equipes constataram que o estabelecimento servia como uma fábrica clandestina de produtos de beleza, que realizada a falsificação de produtos já inseridos no mercado.
No local, foram encontrados vários tonéis de produtos químicos controlados, como amônia, acetona e fenol, que são tóxicos e inflamáveis. Todos os produtos foram apreendidos e, posteriormente, serão encaminhados para a perícia.
Ao ser questionado pelos agentes, o responsável pela fábrica não apresentou autorização da Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Certificado do Corpo de Bombeiros e nem o Alvará de funcionamento para o estabelecimento.
Diante da irregularidade, o proprietário foi conduzido para a sede desta especializada, onde foi autuado pelos crimes de falsificação, adulteração, corrupção ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais, falsidade ideológica e por produzir ou comercializar produtos nocivos a saúde humana.