A formação de um sistema de baixa pressão, associado à passagem de um ciclone extratropical, deve provocar um aumento significativo da instabilidade no estado do Rio de Janeiro. A mudança no clima já começou a ser sentida ontem, onde a Defesa Civil e os centros de meteorologia emitiram um alerta para as próximas 48, podendo se estender para 72 horas, devido ao risco de eventos climáticos intensos:
Segunda-feira (24/11): Risco de Temporal
Tarde e Noite: A principal preocupação é com a ocorrência de pancadas de chuva moderada a forte. Há chances de a chuva ser muito forte e volumosa em curtos períodos.
Fenômenos Associados: A chuva virá acompanhada de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento que podem gerar transtornos e quedas de árvores.
Terça-feira (25/11): Vento Intenso
Madrugada: A instabilidade persiste com previsão de chuva isolada.
Ao longo do Dia: O destaque é para a intensificação dos ventos. As rajadas devem aumentar de velocidade em função da passagem do ciclone, exigindo cautela, especialmente em áreas costeiras e elevadas.
A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil (que podem ser recebidos via SMS, enviando o CEP para 40199) e evitar áreas de risco, como encostas e locais sujeitos a alagamento.
A Marinha do Brasil emitiu um Aviso de Ressaca.
O aviso terá início às 21h desta terça-feira (25/11) e previsão de término às 6h de quinta (27/11). As ondas podem atingir de 2,5 a 3,0 metros de altura.
RECOMENDAÇÕES
– Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca.
– Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso.
– Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros.- Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa.
– Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia.
– Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Esteja atento aos avisos e tome precauções para garantir sua segurança e a dos outros na orla do Rio de Janeiro nos próximos dias.
