O combate à criminalidade em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, ganhará um reforço de alta tecnologia. O prefeito Márcio Canella anunciou a criação de uma Companhia de Drones, que atuará no monitoramento aéreo da cidade para prevenir roubos e auxiliar na prisão de criminosos.
A iniciativa complementa o conjunto de ações de segurança já em vigor no município, como os projetos Barricada Zero, Ronda da Madrugada e o Linha Direta com o Canella.
O projeto prevê a contratação inicial de 20 drones que trabalharão de forma integrada com as câmeras de monitoramento da prefeitura.
Ação Integrada com Forças de Segurança
Os drones não atuarão isoladamente. Eles trabalharão em parceria com o PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) e com o 39º Batalhão de Polícia Militar (39º BPM), permitindo uma resposta mais rápida e eficiente das forças de segurança.
A nova companhia terá foco no auxílio ao monitoramento para prender bandidos envolvidos em:
Roubos de Veículos (carros e motos).
Roubos de Cargas.
A utilização de drones permite uma visão privilegiada e em tempo real de áreas de difícil acesso, aumentando a capacidade de vigilância e a eficácia das operações policiais no município.
