A Prefeitura de Nova Iguaçu concluiu nesta sexta-feira (5) a fase de preparação para o período de chuvas de verão, com a realização do último Exercício Simulado de Mobilização dos Pontos de Apoio. A ação visa garantir que moradores de áreas de risco possam ser evacuados e acolhidos com segurança em caso de emergência climática.
Promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), a Secretaria de Educação (SEMED) e templos religiosos, a data do simulado também marcou a celebração do Dia Internacional do Voluntário.
Rede de Apoio Com 51 Pontos
A Defesa Civil da cidade conta com uma rede de 51 Pontos de Apoio cadastrados, incluindo escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e diversas igrejas. Esses locais serão ativados rapidamente conforme as condições meteorológicas exigirem.
Um dos locais testados na simulação foi a Igreja Missionária Ministério Cristo Chama, no bairro Cerâmica. O pastor Jefferson Luis destacou a missão da igreja em servir: “A igreja tem a missão de servir e acolher, atuando como um ponto de apoio da prefeitura. Temos uma área ampla para receber as famílias que necessitem de auxílio, com salas, fraldário, espaço para crianças, além de cozinha e banheiros”.
Alertas e Monitoramento 24h
O secretário municipal de Defesa Civil, Jorge Ribeiro Lopes, explicou o sistema de alerta da cidade:
“O monitoramento é feito 24 horas por dia. Se observado o risco iminente de desastres causados pela chuva, os pontos de apoio serão ativados e, em seguida, os moradores destes locais receberão alertas diretos nos aparelhos celulares via SMS e também pela tecnologia Cell Broadcast, além de informações nos canais oficiais da prefeitura.”
A lista completa com todos os endereços dos pontos de apoio pode ser consultada no site oficial da prefeitura.
Apresentação do Plano de Contingência
A próxima etapa será a apresentação oficial da atualização do Plano de Contingência municipal. O documento detalha as ações e medidas que serão tomadas durante o próximo verão, período de maior incidência de chuvas fortes.
Onde: Auditório da Casa do Professor (Sede da SEMED) – Av. Abílio Augusto Távora, 1806, Bairro da Luz.
Quando: Próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro.
Horário: 10h.

