O estado do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção devido à previsão de altos acumulados de chuva para o início desta semana. O cenário meteorológico acende o alerta para o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em áreas de encosta, exigindo vigilância redobrada da população e das autoridades de Defesa Civil.
Neste domingo (18/01), o panorama ainda é de nebulosidade variada. A previsão indica a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, concentradas principalmente nos períodos da tarde e da noite. Apesar da instabilidade, os ventos sopram com intensidade moderada, mantendo o padrão típico de verão antes da possível chegada de sistemas mais severos.
A mudança brusca no tempo está programada para esta segunda-feira (19/01). A aproximação e posterior passagem de uma frente fria alteram as condições na capital e na Baixada Fluminense.
A Chuva fica fraca a moderada a qualquer momento, com evolução para pancadas mais intensas no decorrer das horas. Há alta probabilidade de descargas elétricas acompanhando as chuvas.
A intensidade dos ventos serão moderadas durante o dia, podendo atingir níveis fortes no período da noite, o que aumenta o risco de queda de árvores e destelhamentos.
O feriado de São Sebastião, na terça-feira (20/01), não deve dar trégua ao RJ. A persistência da frente fria manterá o céu entre nublado e encoberto.
A previsão é de chuva moderada a qualquer momento do dia, mantendo o solo encharcado e os níveis dos rios sob observação. Além da umidade, os termômetros devem registrar um declínio acentuado nas temperaturas, e os ventos continuarão soprando com intensidade de moderada a forte.
