Responsive Ad Slot

Mostrando postagens classificadas por data para a consulta duque de caxias. Ordenar por relevância Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens classificadas por data para a consulta duque de caxias. Ordenar por relevância Mostrar todas as postagens

Casos de infarto entre jovens aumentam e acendem alerta para prevenção precoce

Nenhum comentário

segunda-feira, junho 22, 2026



O coração não espera o tempo passar para dar sinais de alerta. Embora as doenças cardiovasculares sejam tradicionalmente associadas ao envelhecimento, especialistas alertam que fatores de risco cada vez mais presentes entre jovens adultos têm contribuído para o surgimento precoce de problemas cardíaco.

Dados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração de Duque de Caxias (HSCOR), da Hapvida, reforçam esse cenário. Em março de 2026, as doenças cardiovasculares foram a principal causa de internação na unidade, respondendo por 23% dos diagnósticos registrados. Em meses anteriores, a participação foi ainda mais expressiva, alcançando 62% das internações em setembro de 2025 e 55% em outubro do mesmo ano.

Embora a maior parte dos pacientes internados tenha mais de 65 anos, os dados mostram que os casos também atingem pessoas em plena fase produtiva da vida. Em fevereiro deste ano, 27% dos pacientes da UTI tinham entre 26 e 45 anos. Já em março, esse mesmo grupo representou 16% das internações.


O cenário observado na unidade reflete uma realidade nacional. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares seguem como a principal causa de morte no Brasil, sendo responsáveis por mais de 1,1 mil óbitos por dia e cerca de 400 mil mortes por ano. Especialistas alertam que fatores como obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes e alimentação inadequada têm contribuído para o aumento do risco cardiovascular também entre adultos mais jovens.

Segundo o cardiologista da Hapvida, Bernardo Ferreira, o aumento dos eventos cardiovasculares está diretamente relacionado às mudanças no estilo de vida observadas nas últimas décadas e não existe exame capaz de substituir um estilo de vida saudável.

"Observamos um aumento significativo nos casos de infarto agudo do miocárdio e de doenças cerebrovasculares. Entre os principais fatores envolvidos, estão o crescimento do sedentarismo, da obesidade e a piora dos hábitos alimentares da população. Nenhum exame ou tecnologia é capaz de compensar os efeitos de anos de sedentarismo, alimentação inadequada e outros hábitos prejudiciais. A prevenção continua sendo a principal ferramenta para proteger o coração”, sugere o médico.



Prevenção deve começar cedo

Diante do avanço dos fatores de risco entre a população mais jovem, especialistas reforçam que a prevenção continua sendo a estratégia mais eficaz para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares. A combinação entre hábitos saudáveis, acompanhamento médico regular e atenção aos sinais do organismo pode fazer a diferença para evitar complicações graves e garantir mais qualidade de vida ao longo dos anos.


Apesar de muitas pessoas associarem os check-ups cardíacos apenas ao envelhecimento, a adoção de hábitos saudáveis deve começar muito antes do surgimento dos sintomas.


Entre as principais recomendações estão:Praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana;
Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes;
Controlar peso, pressão arterial, colesterol e glicemia;
Evitar cigarro e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
Dormir entre sete e nove horas por noite;
Controlar o estresse e cuidar da saúde mental;
Realizar consultas e exames preventivos regularmente.

Casal é preso acusado de matar mulher após briga motivada por ciúmes na Baixada Fluminense

Nenhum comentário

sexta-feira, junho 19, 2026


Policiais civis da 59ª DP (Duque de Caxias) e da 61ª DP (Xerém) prenderam, nesta sexta-feira (19/06), um casal responsável pela morte de Jéssica dos Santos Moreira, de 34 anos. O crime ocorreu em maio de 2025, na região de Vila Guanabara, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A dupla foi capturada após um intenso trabalho de inteligência que apontou que ambos estavam escondidos na Comunidade do Lixão, tentando fugir das forças de segurança.

O caso ganhou grande repercussão à época dos fatos, após câmeras de segurança registrarem as agressões sofridas pela vítima. A mulher teria jogado álcool no rosto da Jéssica e a agrediu. A maioria dos golpes foi na região da cabeça, sendo que, mesmo após cair, ela seguiu sendo agredida, motivada por ciúmes.

Os policiais apuraram que o homicídio teve apoio direto do companheiro, que permaneceu ao lado da mulher durante toda a agressão sem qualquer intervenção e ainda possibilitou sua fuga.

Os agentes realizaram intenso trabalho de inteligência e aprofundaram as investigações para identificar a localização dos envolvidos. Com o avanço das apurações, os policiais descobriram que os criminosos haviam deixado seus endereços e buscaram refúgio na Comunidade do Lixão, acreditando que a região dificultaria a ação policial e o cumprimento das medidas judiciais.

A partir das informações produzidas pelo setor de inteligência da unidade, os agentes passaram a monitorar os acessos à comunidade e realizaram diligências estratégicas na região. A ação resultou na localização e captura do casal. Durante as diligências, os policiais constataram que um dos presos possui antecedentes criminais por estupro e porte ilegal de arma de fogo. A circunstância reforça a periculosidade e o histórico de envolvimento com práticas criminosas. Contra a dupla, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio.

Polícia estoura central clandestina de criptomoedas em Duque de Caxias

Nenhum comentário

quarta-feira, junho 17, 2026


Policiais civis da 59ª DP (Duque de Caxias) e policiais militares do 15º BPM desarticularam, nesta segunda-feira (15/06), uma central clandestina de mineração de criptomoedas. Após informações de inteligência, os agentes identificaram um galpão, no bairro Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde acontecia o esquema criminoso.

Durante as diligências, no interior do imóvel, os agentes encontraram 123 equipamentos de mineração de alta performance, transformadores, exaustores industriais, disjuntores de alta potência e computadores de gerenciamento necessários para o funcionamento ininterrupto da operação. Segundo os agentes, um levantamento preliminar aponta que o maquinário apreendido possui valor de mercado estimado entre R$ 400 mil e R$ 650 mil, sendo capaz de gerar um faturamento bruto mensal de R$ 50 mil a R$ 70 mil.

As investigações apontam que toda a estrutura funcionava de forma remota, contava com sistema de monitoramento por câmeras para controle à distância e operava por meio de furto contínuo de energia elétrica. No decorrer das buscas, também foram localizados diversos documentos e identidades civis relacionadas à operação do empreendimento clandestino. De acordo com os policiais, o balanço inicial da ação aponta um prejuízo total de aproximadamente R$ 885 mil ao crime organizado.

Durante o desdobramento das diligências na mesma região, os agentes ainda flagraram uma empresa do ramo de fabricação de plásticos que também operava mediante ligação clandestina de energia, abastecendo irregularmente suas atividades comerciais.

A ação desta segunda contou com o apoio de agentes da 60ª DP (Campos Elíseos) e 66ª DP (Piabetá). As investigações seguem em andamento para identificar todos os responsáveis pela estrutura e apurar a eventual participação de facções criminosas ou milícias na fraude.

De motoboy a dono de império: Júnior Duarte expande rede Baurú pelo Rio, Baixada e até fora do Brasil

Nenhum comentário

terça-feira, junho 16, 2026


O setor de alimentação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro ganhou um novo protagonista de peso. O empresário Junior Duarte, popularmente conhecido no ambiente digital como Junior Bauru, vem registrando uma expansão acelerada nos negócios ao mesmo tempo em que arrasta milhares de seguidores na internet. Ele ganhou grande notoriedade nas redes sociais justamente compartilhando sua história real e dividindo com o público os bastidores e os desafios de sua rotina corporativa, consolidando-se como referência para quem busca inspiração no mundo dos negócios.

Com uma trajetória de origem humilde e marcada pela superação, Duarte iniciou sua vida profissional atuando como motoboy em uma lanchonete. Anos depois, ele alcançou números impressionantes: hoje, sua rede já conta com 14 megalojas, sendo oito unidades próprias, responde pela geração de mais de 700 empregos diretos e gerencia um faturamento que já ultrapassa a marca dos R$ 200 milhões.

Através de sua marca Bauru Oficial (e derivados), o empreendedor já fincou bandeira em pontos estratégicos do estado do Rio de Janeiro, com unidades em pleno funcionamento em cidades como Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti — estas duas últimas sendo inaugurações recentes que ampliaram significativamente a presença da rede na Baixada Fluminense. 

O plano de crescimento da marca, no entanto, não para por aí. O empresário já prepara o próximo passo da expansão na região: outras novas loja estão sendo estruturadas em Nova Iguaçu e na Barra da Tijuca. O projeto já se encontra em detalhes finais. Fora do Brasil, Júnior também esta focado em Orlando, onde vai abrir seu primeiro Baurú nos Estados Unidos.

Mulher é morta pelo ex dentro de casa na Baixada Fluminense; crime foi presenciado pela filha de 15 anos

Nenhum comentário

domingo, junho 07, 2026



DUQUE DE CAXIAS – A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga o assassinato de Lucélia Domingos Isidro, de 44 anos, ocorrido no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias. O principal suspeito é o ex-marido da vítima, Rogério Costa, que se entregou e foi preso nesse final de semana.

O crime aconteceu na casa onde Lucélia morava com a filha do casal, uma adolescente de 15 anos. De acordo com depoimentos de testemunhas colhidos por policiais militares do 15º BPM (Duque de Caxias), a vítima tinha acabado de chegar em casa quando foi surpreendida pelo ex-marido, que a esperava na cozinha.

Ao encontrar o homem no imóvel, iniciou-se uma forte discussão entre os dois. Durante o bate-boca, a vitima saiu e ao subir a escada, Rogério sacou uma arma e disparou contra Lucélia. Todo o episódio e o momento do disparo foram presenciados pela filha adolescente da vítima.

Após o ataque, familiares socorreram Lucélia e a levaram às pressas para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN). No entanto, a direção da unidade de saúde informou que a vítima já chegou morta ao local.

O corpo de Lucélia foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Nova Iguaçu.

O caso foi registrado na DHBF. Embora a Polícia Civil estivesse realizando diligências para localizar o autor, Rogério Costa optou por se entregar às autoridades na sexta-feira, permanecendo preso à disposição da Justiça. A especializada segue com as investigações para esclarecer formalmente toda a dinâmica e a motivação do crime.

Polícia estoura desmanche de carros e prende 8 em Duque de Caxias

Nenhum comentário

Policiais civis estouraram um desmanche clandestino de veículos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação é resultado de uma investigação conduzida pela 62ª DP (Imbariê) e contou com o apoio de uma força-tarefa formada por outras delegacias da região. Oito integrantes de uma organização criminosa foram presos.

As diligências tiveram início a partir da apuração de roubos de veículos. Com base no cruzamento de informações e em levantamentos de inteligência, os agentes identificaram o imóvel utilizado para recepção, armazenamento e desmontagem dos automóveis roubados. No local, foram encontradas duas vans roubadas em processo de desmanche, uma cabine de caminhão, diversos chassis e peças automotivas, além de grande quantidade de uniformes provenientes de crimes anteriores.

A operação também contou com o apoio de policiais militares do Programa Segurança Presente e demonstra a importância da atuação integrada entre as forças de segurança no combate às organizações criminosas envolvidas em roubos de veículos, receptação e comercialização ilegal de peças automotivas.

A Operação Torniquete tem como objetivo reprimir os crimes de roubo, furto e receptação de cargas e veículos, delitos que financiam as atividades de facções criminosas, alimentam disputas territoriais e sustentam suas estruturas operacionais. Desde setembro de 2024, as ações já resultaram em mais de mil prisões, além da recuperação de cargas e veículos avaliados em mais de R$ 53 milhões. No mesmo período, os pedidos de bloqueio de bens e valores ultrapassaram R$ 70 milhões.

Mulher é presa tentando sacar dinheiro com documento falso em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

Nenhum comentário

terça-feira, junho 02, 2026


Policiais civis prenderam em flagrante uma mulher que tentou sacar dinheiro com um documento falso. Ela foi capturada em uma agência bancária no centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

As diligências tiveram início após a polícia ser acionada na quinta-feira (28/05), pela instituição bancária, que suspeitou de uma mulher que estava no local. Ao tomarem ciência do caso, os agentes procederam ao endereço de forma imediata e flagraram a criminosa tentando realizar o saque em nome de outra cliente da rede bancária.

Na abordagem, os policiais da 57ª DP (Nilópolis), identificaram que ela utilizava documentação falsificada para praticar o golpe. Diante dos fatos, a mulher foi conduzida à DP, onde foi autuada em flagrante pelos crimes de tentativa de estelionato e uso de documento falso.

Quase quatro mil produtos com indícios de falsificação são apreendidos em Duque de Caxias. na Baixada

Nenhum comentário

segunda-feira, maio 25, 2026


A Defesa do Consumidor (SEDCON), em ação conjunta com o PROCON-RJ e o 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), apreendeu, nesta sexta-feira (22/05), 3.924 itens de vestuário com indícios de falsificação em estabelecimento localizado no centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Durante a fiscalização, os agentes encontraram 55 camisas da Seleção Brasileira, 58 shorts e 3.811 pares de chinelos expostos à venda com características que indicavam contrafação. Entre as marcas identificadas estavam Havaianas, Nike, Louis Vuitton, Lacoste e Calvin Klein.

Os produtos passaram por análise técnica realizada por representantes oficiais das marcas, que confirmaram os indícios de falsificação após verificarem irregularidades em materiais, etiquetas, acabamento e logotipos, em desacordo com os padrões originais das fabricantes.

Além da violação de propriedade intelectual, a comercialização de produtos falsificados também representa risco ao consumidor, que muitas vezes adquire os itens acreditando se tratar de mercadorias originais, sem garantia de procedência, qualidade ou segurança.

— O combate à falsificação é fundamental para proteger o consumidor e impedir práticas ilegais que prejudicam tanto a população quanto o comércio regular. Muitas vezes, o consumidor é induzido ao erro ao adquirir um produto acreditando que está comprando um item original. Nosso trabalho é justamente coibir esse tipo de prática e garantir mais segurança e transparência nas relações de consumo — afirmou o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Rogério Pimenta.

Os itens apreendidos foram recolhidos e os responsáveis pelos estabelecimentos poderão responder administrativamente e judicialmente pelas irregularidades identificadas.

Casal foragido da Bahia por matar grávida de 8 meses e enterrar corpo é preso na Baixada Fluminense

Nenhum comentário

quinta-feira, maio 21, 2026


DUQUE DE CAXIAS – Um casal que estava foragido da Justiça baiana, acusado do assassinato de uma mulher grávida de oito meses, foi capturado na tarde desta quinta-feira (21) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação foi coordenada por agentes da 61ª DP (Xerém), com o apoio do 4º Departamento de Polícia de Área (DPA).

Os suspeitos, que viviam escondidos na comunidade Vai Quem Quer, utilizavam nomes falsos na tentativa de despistar as autoridades policiais. Após um trabalho de inteligência e levantamento de dados, os agentes localizaram o paradeiro da dupla.

O caso, que chocou o interior da Bahia em 2022, vitimou uma mulher que estava na reta final da gestação. De acordo com as investigações, a vítima desapareceu no dia 31 de janeiro de 2022, logo após retornar de Salvador para o município de Presidente Tancredo Neves.

O corpo foi localizado dias depois, em avançado estado de decomposição, enterrado em uma cova rasa em uma área rural da região da Serra do Sal. O laudo pericial foi contundente ao revelar a crueldade do crime: foram encontrados indícios de que substâncias químicas corrosivas, possivelmente ácido, foram utilizadas no corpo da vítima. Além disso, foram identificados fragmentos ósseos compatíveis com um feto.

As apurações policiais indicaram que a gravidez foi a principal motivação para o homicídio. Testemunhas relataram que a atual companheira do homem demonstrava inconformismo com a gestação, chegando a proferir ameaças constantes, afirmando que a vítima “não iria parir aquele filho”.

Contra o casal, pesavam mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça da Bahia. Eles responderão pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Os detidos permanecem à disposição do Poder Judiciário e deverão ser transferidos para o estado onde o crime ocorreu para responderem pelo processo.

Homem é preso em Belford Roxo por matar a própria sogra em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

Nenhum comentário

Policiais civis prenderam um homem por matar a própria sogra na Baixada Fluminense. O crime foi praticado em 2001, no município de Duque de Caxias. O genro foi capturado em Belford Roxo, município também da Baixada.

A prisão ocorreu nesta quarta, dia 20, a partir do trabalho investigativo da 52ª DP (Nova Iguaçu), com base no cruzamento de dados e análise de informações do Setor de Inteligência da distrital. Os agentes realizaram o monitoramento de possíveis rotas e endereços vinculados ao criminoso e o localizaram. Contra ele, foi cumprido mandado de prisão condenatória.

Esconderijo do tráfico é descoberto pela polícia em comunidade da Baixada Fluminense

Nenhum comentário

terça-feira, maio 19, 2026


Uma operação da Polícia Militar resultou na descoberta de um esconderijo estratégico utilizado pelo crime organizado no Morro do Lixão, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O "bunker" do tráfico funcionava em uma casa abandonada e contava com um sistema de parede falsa para ocultar o material ilícito.

A apreensão ocorreu enquanto equipes da corporação realizavam buscas na comunidade. Ao fiscalizarem o imóvel abandonado, a estrutura adulterada chamou a atenção dos policiais. Ao forçarem a abertura da parede falsa, os agentes encontraram o acesso ao compartimento secreto.

Dentro do esconderijo, os policiais localizaram um arsenal e equipamentos de comunicação. 

No local tinha dois fuzis, grande quantidade de drogas (em fase de pesagem) e
radiotransmissores utilizados para monitorar a movimentação das forças de segurança.

De acordo com o relato preliminar da Polícia Militar, os suspeitos que vigiavam ou utilizavam o local conseguiram fugir um pouco antes da descoberta do compartimento, aproveitando a geografia do terreno. Até o fechamento desta matéria, não havia informações detalhadas sobre prisões relacionadas a este esconderijo.
Investigações em andamento

Todo o material apreendido foi recolhido e encaminhado para a delegacia da região, onde a ocorrência está sendo registrada.

A Polícia Civil assumirá as investigações para tentar identificar, por meio de perícia e inteligência, quem eram os responsáveis pelo armamento e o bando que controlava o imóvel no Morro do Lixão. A operação na comunidade continua com o patrulhamento reforçado.

Baixada Fluminense: São João de Meriti promove ação de conscientização e combate à LGBTfobia na Praça da Matriz

Nenhum comentário

quinta-feira, maio 14, 2026



A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e da Subsecretaria da Mulher, realizou na terça-feira (12-05) uma ação de conscientização e combate à LGBTfobia na Praça da Matriz, no Centro. A iniciativa aconteceu em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI Baixada I, programa estadual Rio Sem LGBTIfobia.

Durante a ação, a população teve acesso a orientações e acolhimento com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, advogado e psicólogo, reforçando a importância da garantia de direitos, do respeito e do enfrentamento à discriminação contra a população LGBTQIA+.

O coordenador do Centro de Cidadania LGBTI Baixada I, Leandro Graciolli, destacou a importância de ocupar espaços públicos com informação e diálogo. “Estamos vivendo os 17 dias de ativismo, dentro de um mês inteiro voltado à conscientização e ao combate à LGBTfobia. Levar esse debate para as ruas é fundamental para garantir visibilidade, acolhimento e acesso à informação para a população”, explicou Leandro, acompanhado do assessor da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Francisco Dantas, e da diretora do Centro, Charlene Rosa.

O Centro de Cidadania LGBTI Baixada I atende os municípios de Duque de Caxias, Magé, São João de Meriti e Guapimirim, oferecendo suporte social, psicológico e jurídico à população LGBTQIA+ da região.

Polícia procura homem que matou vizinha por causa de som em Belford Roxo

Nenhum comentário

terça-feira, maio 12, 2026


Um homem que matou a vizinha de 39 anos por causa de uma de som em Belford Roxo está sendo procurado pela polícia civil da Baixada Fluminense.

O crime ocorreu na Rua Laudelino Costa, no bairro Vila Dagmar, em Belford Roxo. Segundo testemunhas, Cristiane, que era conhecida por vender balas na porta de casa, estava ouvindo pagode em uma caixa de som próxima a uma quadra de futebol.

O suspeito teria se aproximado exigindo que a música fosse trocada para funk. Após uma discussão, o Antônio Marcos Silva, — que trabalharia como vigilante — buscou uma arma em sua residência, retornou ao local e efetuou cinco disparos contra o casal.
Sobrevivente e Estado de Saúde

O marido de Cristiane, Ricardo José Soares, de 38 anos, também foi atingido. Ele recebeu os primeiros socorros no Hospital Municipal de Belford Roxo e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

De acordo com a direção da unidade, ele está lúcido, orientado e seu quadro é considerado estável.

A brutalidade do crime foi presenciada pela filha da vítima, uma adolescente de 12 anos, que entrou em estado de choque. Cristiane deixa três filhos. Em um relato emocionante, o filho mais velho descreveu a perda no que deveria ser um momento de celebração.

Cristiane foi assassinada exatamente um dia antes do aniversário de Jhonathan.
Investigação

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) assumiu o caso. Em nota, a Polícia Civil informou que os agentes já realizam diligências e buscam informações que levem à captura do autor dos disparos, que fugiu logo após o crime.

Até o fechamento desta reportagem, o suspeito permanecia foragido.

Mulher é morta após ser estrangulada em casa em Duque de Caxias; ex acabou preso

Nenhum comentário

segunda-feira, maio 11, 2026


Policiais civis prenderam em flagrante um homem que matou a ex-companheira, Dandara da Rosa Barreto. Ele foi capturado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com os agentes, a mãe da vítima compareceu à delegacia para registrar o desaparecimento da filha, após notar a ausência de mensagens da mulher, que mantinha contato diário. Ela relatou ainda que a vítima estava separada do ex, embora ambos ainda residissem na mesma casa, dormindo em quartos separados.

Ainda segunda narrado, a mãe disse que foi a casa da filha para procurá-la e, ao chegar no local, localizou o celular da vítima no quarto do ex-companheiro. Ao tomarem ciência dos fatos, agentes iniciaram diligências no sábado (09/05) e procederam ao endereço de trabalho do homem.

Após ser encontrado, Filipe Carneiro da Silva foi conduzido à delegacia para prestar depoimento e, durante depoimento, confessou o crime, revelando ter matado a vítima estrangulada. Diante dos fatos, os policiais foram ao imóvel da vítima e do homem e, durante buscas no quintal da residência, localizaram o corpo da mulher. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio.

São João de Meriti inaugura primeira Estação Meteorológica

Nenhum comentário

quinta-feira, maio 07, 2026


SÃO JOÃO DE MERITI – A rede municipal de ensino de São João de Meriti deu um passo significativo em direção à inovação científica e ambiental. Na última quarta-feira (06/05), a Prefeitura inaugurou a primeira Estação Meteorológica Educacional da cidade, instalada na Escola Municipal Professora Graça Grijó, em Vilar dos Teles.

A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica com a ONG Entidade Ambientalista Onda Verde, através do projeto Conexão Floresta e Clima. O objetivo é fortalecer a infraestrutura científica da Baixada Fluminense e criar uma rede escolar dedicada ao estudo do clima. Além de Meriti, cidades como Duque de Caxias, Belford Roxo e Guapimirim também integram o projeto.

O novo equipamento permitirá o monitoramento detalhado de diversos indicadores climáticos em tempo real, incluindo:

Direção e velocidade do vento
Radiação solar e umidade
Precipitação (chuva)
Material particulado (níveis de poluição no ar)

Os dados coletados serão registrados em uma plataforma digital e disponibilizados no site da Onda Verde, permitindo que toda a população acompanhe as condições climáticas locais. Somando-se à estação, a escola também recebeu um microscópio, um kit de análise de água e livros com temática ambiental.
Alunos como Jovens Pesquisadores

O grande diferencial do projeto é o protagonismo estudantil. Nove alunos do 7º ano da E.M. Graça Grijó foram selecionados como monitores. Eles serão responsáveis por interpretar os dados sob supervisão de professores e especialistas.

"Ter um equipamento desse traz um aparato tecnológico e científico, que tornarão os nossos estudantes pesquisadores", enfatizou a subsecretária de Educação, Débora Carlos.

Para as estudantes e monitoras Jenyffer Vitoria Araujo (14 anos) e Maria Fernanda Ribeiro (12 anos), a experiência vai além do aprendizado escolar. "Quero aprender muito para colocar no meu currículo para jovem aprendiz e trabalhar nessa área", afirmou Jenyffer.
A estação não será utilizada apenas para fins pedagógicos. Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença da diretora Simone Caixeiro e da banda de música Fanfarra, destacou-se o caráter intersetorial do equipamento.

As secretarias de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal e a de Resiliência Urbana, Proteção e Defesa Civil também utilizarão os dados da estação em seus expedientes diários. Essa cooperação permitirá uma atuação mais ágil e preventiva em casos de eventos climáticos extremos no município.

"Estamos pensando a pesquisa e a ciência como caminhos fortes na Baixada, para que esses estudantes possam se interessar pelo futuro e pelo meio ambiente", concluiu Tayane Guedes, gerente geral do projeto Conexão Floresta e Clima.

Policial é baleado após reagir a assalto na Baixada Fluminense

Nenhum comentário

quarta-feira, maio 06, 2026


DUQUE DE CAXIAS – Um policial militar de 36 anos ficou ferido após intervir em um assalto na noite desta terça-feira (5), no bairro Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense. O agente, identificado como Michael Diego da Silva Gonçalves, foi atingido por disparos de arma de fogo em ambas as pernas.

De acordo com o comando da Polícia Militar, Michael, que é lotado no 19º BPM (Copacabana), trafegava de carro pela região quando avistou dois criminosos em uma motocicleta abordando um pedestre.

Ao presenciar a ação ilícita, o policial decidiu intervir. Segundo os relatos preliminares:
Os bandidos reagiram imediatamente à abordagem do agente. Houve uma troca de tiros no local, onde Michael foi o alvo dos disparos e acabou ferido nos membros inferiores.

Após balearem o policial, os criminosos conseguiram fugir em alta velocidade na motocicleta. Equipes da PM foram acionadas para prestar socorro ao colega de farda e realizar buscas na localidade, mas, até o momento, nenhum suspeito foi localizado ou preso.

Status da Vítima: O policial foi encaminhado para atendimento médico. Detalhes sobre o quadro de saúde atualizado e a unidade hospitalar para onde foi levado não foram divulgados oficialmente.

Depois de carro ser rebocado, policiais da Baixada Fluminense invadem depósito no Rio e levam veículo

Nenhum comentário

segunda-feira, maio 04, 2026


Uma ação de agentes da Polícia Civil causou tensão no bairro do Andaraí, Zona Norte do Rio. Policiais invadiram um pátio da Prefeitura para recuperar uma viatura descaracterizada que havia sido rebocada por agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop).

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento da invasão. O episódio, marcado por relatos de violência física, está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia Civil.

De acordo com a Seop, o veículo — que não possuía identificação oficial aparente — foi removido por estacionamento irregular. Ao chegarem ao depósito para reaver o automóvel, os policiais de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, teriam ignorado os protocolos administrativos de liberação.

Em nota oficial, a secretaria lamentou a postura dos agentes:

"Servidores responsáveis pelo depósito foram agredidos após explicarem os trâmites legais para a retirada do veículo", afirmou a Seop, classificando o episódio como uma "transgressão disciplinar" e criticando a truculência da ação.

A Polícia Civil reagiu ao incidente confirmando que a Corregedoria-Geral de Polícia Civil (CGPOL) já abriu um procedimento para apurar o comportamento dos servidores envolvidos. A instituição buscou se distanciar da conduta dos agentes, reforçando que desvios éticos não são tolerados.

Confira a nota da Polícia Civil na íntegra:

"A Corregedoria-Geral de Polícia Civil (CGPOL) apura as condutas dos servidores. A Polícia Civil não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta, reiterando seu compromisso de combate ao crime em defesa da sociedade."

O Maior Festival Nordestino do Rio chega pela primeira vez a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

Nenhum comentário

sexta-feira, maio 01, 2026


Prepare o chapéu de couro e o apetite! O Caxias Shopping se transforma no reduto da cultura nordestina com a chegada do Festival Arretado. Aproveitando o feriadão do Dia do Trabalhador, o evento com a entrada gratuita, promete imersão cultural, unindo o melhor da gastronomia, música e dança regional até o dia 3 de maio.

Sabores que dão água na boca

O grande destaque fica por conta da praça de alimentação, que será uma verdadeira viagem sensorial pelo Nordeste. Os visitantes poderão se deliciar com pratos clássicos como:

Baião de dois e carne de sol com macaxeira.
Acarajé feito na hora e bobó de camarão.
Cuscuz, bolo de rolo e as tradicionais cocadas.

Para refrescar, o festival contará com estandes de drinks e chopp gelado, garantindo o brinde perfeito para os dias de folga.

O palco do Festival Arretado não vai deixar ninguém parado. A curadoria musical transita pelo forró pé de serra, piseiro, sertanejo e o axé music. Além dos shows, o público poderá participar de aulões de forró e axé retrô, assistir a rodas de capoeira e conferir o artesanato local.

As crianças também têm lugar garantido em uma super área kids, tornando o evento o destino ideal para toda a família.

Local: Caxias Shopping - Rod. Washington Luiz, 2895 - Parque Duque, Duque de Caxias - RJ
Data: 30 de Abril, 1, 2 e 3 de Maio (Feriadão)
Horários:
Quinta: 17h às 23h
Sexta, Sábado e Domingo: 12h às 23h

Moradores de São João de Meriti terão canal direto com a Prefeitura em nova plataforma digital

Nenhum comentário

quarta-feira, abril 29, 2026




São João de Meriti avança na Transformação Digital com implementação da plataforma Colab

MUNICÍPIO — A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Inovação, deu um passo decisivo rumo à modernização da gestão pública. Na última quarta-feira (22/04), o auditório do Meriti Previ sediou uma reunião estratégica com a Comissão de Transparência e Integração Governamental (CTIG) para alinhar os detalhes da chegada do Colab, uma plataforma que promete revolucionar a interação entre o cidadão e a prefeitura.

O sistema, que funciona via aplicativo e site, servirá como uma ponte direta de comunicação. Através dele, os moradores poderão solicitar serviços, registrar ocorrências e acompanhar o andamento de suas demandas em tempo real, sem a necessidade de deslocamento físico até os órgãos municipais.
Zeladoria na palma da mão

A dinâmica do Colab assemelha-se à de uma rede social. Ao identificar um problema — como uma lâmpada queimada ou um buraco na via —, o munícipe envia a demanda pela plataforma. A secretaria responsável recebe o chamado e se organiza para o atendimento. Além disso, os usuários podem interagir e acompanhar as solicitações feitas por outros vizinhos, garantindo transparência total ao processo.


"Vamos pegar todos os serviços que a gente tem para a população e transformá-los em serviços digitais, para trazer agilidade, valor e satisfação na prestação de serviços aos meritienses", destacou Raphael Campos, secretário municipal de Planejamento e Inovação.
Referência regional e inovação

Com a adoção do sistema, São João de Meriti entra para o grupo de cidades fluminenses que já utilizam a tecnologia para otimizar a gestão, como Duque de Caxias, Mesquita, Niterói, São Gonçalo e Saquarema.

Maria Clara Pimentel, analista de Soluções para Governos do Colab, reforçou o objetivo da ferramenta durante a apresentação aos servidores: "A ideia desta nova parceria é ver as prioridades da população e entregar qualidade e respostas imediatas às demandas".

PRÓXIMOS PASSOS: A prefeitura informou que a plataforma está em fase final de implementação e, em breve, serão divulgados os canais oficiais para download e os detalhes sobre o lançamento oficial para toda a população.

Se passando por funcionários do INSS, criminosos aplicam golpe e levam R$ 400 mil de vítima; dois são presos na Baixada

Nenhum comentário

Policiais civis desarticularam, nesta segunda-feira (27/04), uma quadrilha de golpistas especializada em golpes no INSS. De acordo com as investigações, uma das vítimas foi manipulada a realizar diversas transações bancárias que somaram R$ 400 mil. Dois integrantes do grupo criminoso foram capturados em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

De acordo com as investigações, integrantes do grupo se passavam por funcionários do INSS para aplicarem golpes envolvendo falsos precatórios milionários. Segundo os agentes da 59ª DP (Duque de Caxias), uma das vítimas foi induzida a acreditar que teria direito a receber cerca de R$ 17 milhões, sendo manipulada pelos criminosos a realizar diversas transferências bancárias e entregar documentos sensíveis para receber o valor. O prejuízo das transferências somou R$ 400 mil.

Após trabalhos de inteligência e monitoramento da unidade, agentes identificaram o golpe e localizaram um endereço que seria utilizado como escritório do crime. Em ação estratégica no local, agentes identificaram que os criminosos mantinham uma estrutura montada para enganar vítimas, com documentos falsos, formulários e requerimentos que simulavam procedimentos oficiais do INSS, reforçando a credibilidade do golpe.

Durante a abordagem, dois homens foram localizados e, ao serem questionados, não apresentaram qualquer vínculo com o órgão público. No local e no veículo utilizado pela dupla, foram apreendidos documentos em nome de terceiros, possivelmente outras vítimas. Eles foram autuados em flagrante por estelionato.

As investigações apontam para uma organização estruturada, com divisão de tarefas e possível ramificação em outros estados. As diligências seguem em andamento para rastrear os valores desviados e identificar outros integrantes da quadrilha.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar