Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Pastor é preso acusado de ser articulador de facção e extorquir empresários na Baixada Fluminense

quinta-feira, novembro 27, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação "Refinaria Livre" com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que extorquia empresas no entorno da Reduc (Refinaria Duque de Caxias), na Baixada Fluminense. Até o momento, três pessoas foram presas.

A ação foi conduzida conjuntamente pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), pela DRE da Baixada Fluminense (DRE-BF) e pela 60ª DP (Campos Elíseos).

As investigações apontam que empresas instaladas na área industrial vinham sendo sistematicamente pressionadas a realizar pagamentos periódicos a esse grupo criminoso. As ameaças incluíam ataques às instalações, interrupção forçada das atividades e violência direta contra os funcionários.

Segundo a Polícia, a organização era liderada por Joab da Conceição Silva, que é apontado como o chefe do tráfico de drogas na região e integrante de alto escalão do Comando Vermelho (CV).

Este indivíduo se os agentes, o pastor preso, se apresentava às empresas como líder comunitário e religioso. Ele seria o responsável por transmitir as exigências do grupo, atuando como porta-voz da extorsão.

De acordo com os agentes, o pastor comparecia às sedes das empresas como um suposto representante local, impondo restrições como a circulação de caminhões em determinados horários e até mesmo a ingerência nos processos de contratação de funcionários.

A Operação "Refinaria Livre" visa restabelecer a segurança e o livre funcionamento das atividades econômicas no polo industrial da Baixada Fluminense, combatendo a atuação da milícia e do tráfico na extorsão de empresários.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar