Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados agora terá guarda municipal

segunda-feira, fevereiro 26, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Aprovados em concurso público iniciaram nesta segunda-feira curso de formação e estarão aptos a atuarem dentro de 90 dias

Dentro de três meses, o município de Queimados ganhará um reforço importante na área da segurança pública. Nesta segunda-feira (26), os candidatos selecionados no concurso público da Guarda Municipal iniciaram o curso de formação profissional exigido em edital, cumprindo assim a última etapa do processo seletivo. A cerimônia de início das aulas aconteceu na sede da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), localizada na Avenida Pedro II, nº 111 - São Cristóvão. 

O curso, que é obrigatório, será ministrado de segunda à sexta feira, das 08h às 17h e tem como objetivo capacitar tecnicamente os participantes para o pleno exercício das funções institucionais de Guarda Municipal em Queimados. As aulas consistem em atividades teóricas e práticas que totalizam 503 horas. 

No primeiro dia de aula, os alunos receberam orientações de como proceder durante o curso, sobre as normas de vestimenta, comportamento e asseio pessoal, e como devem se portar no decorrer das aulas. Durante o curso, os candidatos receberão uma bolsa-auxílio, no valor correspondente a 50% dos vencimentos de guarda municipal, o que equivale a cerca de R$ 1.120,00 para custeios de transporte, alimentação e outras despesas pessoais.


De acordo com o prefeito Carlos Vilela, a formação básica da guarda municipal será fundamental para o desempenho de inúmeras funções e serviços que prestará à cidade. “Antes de ganharem as ruas, é importante que passem por esse treinamento. A implementação da Guarda Municipal contribuirá e muito para melhorar a segurança dos nossos equipamentos públicos e por conseqüência dos cidadãos”, acredita o prefeito, que foi representado na aula inaugural pelo vice Machado Laz. 

Já o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Major Elias José, que também estava presente na cerimônia, comemora a etapa final do certame. “A prefeitura está cada vez mais criando mecanismos que ajudem a melhorar nossa política de segurança pública. Já temos implementada a Ronda Municipal, que é uma ferramenta de policiamento preventivo. A Guarda Municipal vem para agregar, fazendo o papel na manutenção da ordem pública. Com certeza são ganhos consideráveis para o município”, acredita.

Ansiedade para mostrar o serviço 

Para Jessica Alves, de 22 anos, única candidata do sexo feminino da guarda, quanto mais perto da conclusão do certame, mais aumenta o nervosismo. “Estamos ansiosos para terminar mais esta etapa e finalmente nos formar Guardas Municipais. Ser a primeira turma da Guarda Municipal de Queimados é uma responsabilidade enorme e tenho o dever de dar o meu melhor para me formar com maestria no curso”, comentou.


O concurso público para a Guarda Municipal foi realizado em 27 de setembro de 2015 e selecionou 18 candidatos, que vão compor o primeiro efetivo da Prefeitura de Queimados. O salário inicial será de R$ 2.242,49 mil por uma jornada de 40 horas de trabalho por semana. Dentre as principais atribuições dos profissionais, estão: a preservação do patrimônio, a fiscalização dos espaços e equipamentos públicos e o controle do trânsito no âmbito municipal. 

Imagens: Thiago Loureiro/Divulgação
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar