Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Educação de Belford Roxo promove Semana Literária

sexta-feira, abril 13, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Como forma de valorizar a literatura e incentivar a leitura e a escrita, a Secretaria de Educação de Belford Roxo vai realizar, de 16 a 20 abril, a Semana Literária 2018. Este ano, a rede municipal de ensino está trabalhando o tema “Ora leio, Ora escrevo – E assim estou construindo minha história”, da autora Sylvia Orthof. Durante a Semana Literária, as unidades escolares terão uma programação diferenciada com a realização de diversas atividades de incentivo à leitura e culminâncias com apresentações dos alunos em alusão à autora homenageada. Ano passado, o município homenageou o autor gaúcho Mário Quintana. 

A Semana Literária 2018 contará ainda com uma palestra para os Dinamizadores da Sala de Leitura, no próximo dia 19, às 9h, no polo Cederj. A palestrante será Carolina Braga, que falará sobre o tema “Abrindo a caixa de ideias, uma conversa sobre Sylvia Orthof”. Os dinamizadores de leitura estão desenvolvendo os trabalhos com os alunos desde o início do ano letivo. O secretário de Educação, Denis Macedo, disse que o “Autor Homenageado” é o elemento base do trabalho de incentivo à leitura, sendo o carro-chefe da Sala de Leitura. “A intenção do nosso prefeito Waguinho é de promover o contato direto de toda comunidade escolar com autores renomados da literatura brasileira e suas obras. A cada ano, temos a possibilidade de conhecer novos autores e ampliarmos o nosso repertório literário”, disse o secretário.

O secretário-executivo de Educação, Rodrigo Cantalice, informou que a cada ano a Semana Literária de Belford Roxo presta uma homenagem a um autor da literatura brasileira. “A obra e a vida dos autores são trabalhadas com os alunos, permitindo que ampliem seu repertório literário e o contato com diferentes gêneros de textos”, informou. A chefe de Divisão da Leitura, Ana Paula Nunes, responsável pelos dinamizadores de leitura da rede, explicou que a programação da Semana Literária deste ano será feita nas unidades escolares, onde cada uma terá o seu horário de acordo com a realidade da escola. 

Conhecendo Sylvia Orthof

Dona de uma vasta obra voltada para o público infanto-juvenil, a autora Sylvia Orthof se traduz naquilo que julgamos essencial para a formação de “leitor-escritor”. Ela utiliza uma linguagem simples e bem-humorada para abordar diferentes temas do cotidiano, provando que a leitura e a escrita podem ir além do lápis e papel, provocando encantamento. Sylvia Orthof nasceu em 1932, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Fez parte da Escola de Arte Dramática do Teatro do Estudante e começou a atuar no teatro aos 15 anos.

A autora morou dois anos em Paris, onde fez cursos de mímica, desenho, pintura e arte dramática. Viúva, mãe de três filhos, Sylvia casou-se pela segunda vez com Tato, arquiteto e artista plástico que ilustrou muitos dos seus livros. Depois que começou a escrever para as crianças, não parou mais, e, por suas histórias, recebeu diversos prêmios importantes. Morreu no dia 24 de julho de 1997, mas suas histórias continuam vivas encantando crianças e adultos. “Maria Vai com as Outras”, “Uxa! Ora fada, ora bruxa”, “Se as coisas fossem mãe”, entre outras são algumas de suas obras.

13/04/2018

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar