Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Em Queimados, Polícia prende 37 pessoas e detém oito adolescentes ligados ao tráfico

sexta-feira, abril 13, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
Reportagem: Bárbara Nóbrega

A Polícia Civil prendeu 37 pessoas, cinco delas em flagrante, e apreendeu oito adolescentes, nesta sexta-feira, durante uma operação realizada em Queimados, na Baixada Fluminense. Todas eram acusadas de envolvimento em crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas. Nomeada “Operação Cananeu”, a ação se estendeu por três comunidades de Queimados e também para o município de Itaguaí. A operação foi fruto de um trabalho integrado entre a Polícia Civil, por meio da 55ª DP (Queimados), e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

— Tivemos um total de 215 policiais civis envolvidos na operação. O sucesso da investigação se deve ao fato de termos trabalhado de forma integrada, junto a membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) e da 10ª Promotoria de Investigação Penal. Além dos cumprimentos de mandado, conseguimos prender cinco pessoas em flagrante — disse o delegado Júlio da Silva Filho, ex-titular da 55ª DP, que iniciou a investigação em 2017 e hoje atua na 63ª DP (Japeri).


Em Queimados, a operação passou pelos Morros de São Simão e Azul, esse último mais conhecido como “Morro do Cocô”, e pela comunidade da Caixa D’água. Em Itaguaí, as ações foram realizadas no Complexo do Brisamar.

Entre os denunciados pelo Ministério Público na operação estão: Marcos Aurélio Souza da Silva, conhecido como Aranha, líder do tráfico no Morro do Cocô, cuja prisão foi confirmada nesta sexta; José Carlos dos Prazeres Silva, o Piranha; e Edgar Alves de Andrade, o Doca — os dois últimos dividem o comando do crime na comunidade São Simão. Também são alvo da denúncia André Egger Vieira, o 51, e Alexsandro da Silva Gonçalves, o Café. Eles chefiam o tráfico nas favelas da Caixa D’Água, em Queimados, e Sem Terra e Cação, estas pertencentes aos bairros Jardim Mar e Brisamar, em Itaguaí.

— Essa operação revelou que a estrutura do tráfico de drogas se intercomunicava entre essas cidades, e com uma estrutura devidamente hierarquizada e com uma participação muito grande de menores, até mesmo na função de gerência de determinados entorpecentes. O Aranha é uma das lideranças que foi presa hoje. Foi pedida a quebra de sigilo, inclusive, de celulares apreendidos hoje para que as investigações continuem — ressaltou um dos promotores de Justiça relacionados ao caso, Fábio Correa.

A operação tinha como objetivo cumprir 74 mandados de prisão contra os acusados, além dos 12 mandados de busca e apreensão de adolescentes, que foram alvo de representações da Promotoria de Infância e Juventude de Queimados. Segundo informações do Ministério Público, as investigações são originárias da 10ª Promotoria de Investigação Penal da 3ª Central de Inquéritos e os 74 alvos da operação foram denunciados pelo MPRJ pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas.

Questionada a respeito de quais nomes mencionados como principais lideranças no tráfico da região teriam sido presos durante a operação, a Polícia Civil não entrou em detalhes.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Nunes

Polícia prende 37 pessoas e detém oito adolescentes acusados de envolvimento com o tráfico, em Queimados

Via: Jornal Extra
13/04/2018

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar