Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo promove Jogos da Amizade

terça-feira, junho 12, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Foi dada a largada e reinada a paz. Alunos do primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal de Belford Roxo deram início aos 8º Jogos da Amizade 2018. A abertura aconteceu no Ciep Municipalizado Constantino Reis e contou com alunos de seis do total de 28 escolas que vão participar da competição. Com faixas, bandeiras e ainda a passagem da tocha simbólica da paz, os estudantes disseram ao que vieram: mostrar todo o seu empenho e dedicação para participarem dos Jogos da Amizade. A abertura contou ainda com uma apresentação de alunos da ginástica rítmica, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da professora kátia Nardi. 

Uma idealização da Divisão de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, a competição envolve 450 alunos (primeiro segmento – 4º e 5º ano) de 28 escolas da rede e tem como um dos objetivos a promoção da cultura de paz. As atividades são desenvolvidas pelos professores de Educação Física de acordo com a proposta curricular municipal. Os jogos do primeiro segmento vão até o próximo dia 22. É bom lembrar que todas as escolas serão vencedoras e a competição funciona como uma olimpíada. Os Jogos da Amizade terão competições de futsal, atletismo, queimada, entre outras. Para que a harmonia prevaleça, os alunos jogam contra e com outras escolas também. Eles iniciam a atividade no time da escola de origem, mas num determinado momento, todos são misturados e passam a ter em um grupo alguém que era da equipe contrária. Quando se misturam em times adversários os estudantes deixam de lado a rivalidade acirrada.


O secretário executivo de Educação, Rafael Araújo, que representou o secretário da pasta, Denis Macedo, disse que nas competições prevalecem a cultura de paz e cidadania. “O prefeito Waguinho quer promover a integração entre os alunos e professores, proporcionando assim, um ensino de qualidade e um novo tempo na cidade”, contou Rafael. “Os Jogos da Amizade tem o objetivo de educar e socializar através do esporte, valorizar a prática da Educação Física escolar e promover a integração e a inserção social entre os alunos”, explicou o chefe da Divisão de Projetos Especiais, Vicente André Araújo.

Brincadeira saudável

O diretor do Departamento de Ensino, Moisés Silva, parabenizou os esforços dos professores e alunos que participam dos jogos. “O evento é de suma importância para o desenvolvimento social. Com ele, os alunos aprendem a competir e a brincar de uma forma saudável”, acrescentou Moisés. A professora de Educação Física, Giseli Abdala da Escola Municipal. Pastor Rubens de Castro, falou também sobre os Jogos da Amizade. “É uma competição saudável e que faz a interação entre os alunos. Com os jogos conseguimos também transmitir além das técnicas, valores como respeito, solidariedade e amizade aos nossos alunos”, enfatizou.

A aluna do 4º ano da Escola Municipal Professor Paris, Ana Caroline dos Santos Silva, de 9 anos, foi a responsável pelo juramento dos jogos. “Estava ansiosa para este dia chegar aqui. Vou dar o meu melhor nestas competições”, frisou. Aluno do mesmo colégio, o jovem Valclei Barbosa da Silva Júlio, de 13, foi um dos que carregou a tocha simbólica. “Fiquei muito contente e acho importante a gente participar. O que mais gosto é de jogar futebol”, acrescenta. Os jogos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontecem de 22 a 30 de outubro. De 5 a 14 de novembro será a vez da Educação Infantil. A chefe da Educação Infantil, Patrícia Sampaio e a chefe do Ensino Fundamental, Simone Ramos, também participaram da abertura do evento.

12/06/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar