Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

3,4 mil litros de amaciante falsificado são apreendidos em operação no Rio e Baixada Fluminense

sexta-feira, julho 04, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada

Pela primeira vez no Brasil, uma operação de fiscalização teve como alvo exclusivo a falsificação de amaciantes de roupa. A ação, batizada de Lavagem Profunda, foi coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), com a participação do Procon-RJ e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A operação teve início após denúncias feitas pela Procter & Gamble (P&G), fabricante da marca Downy.

Desde o começo do ano, amostras do produto com indícios de adulteração foram coletadas e analisadas, comprovando a falsificação. Com base nessas evidências, os setores de inteligência da SEDCON e da PM estão rastreando distribuidores e fabricantes clandestinos.

Durante a operação, oito alvos foram fiscalizados em pontos da cidade do Rio e da Região Metropolitana, como Penha, Duque de Caxias e Magé. Ao todo, cerca de 3.400 litros do produto com suspeita de falsificação foram apreendidos. O material será submetido a uma análise preliminar e, posteriormente, enviado à fábrica da P&G em São Paulo para avaliação técnica.

O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, ressaltou o caráter inédito da operação e os riscos que produtos adulterados oferecem à saúde da população:

“Estamos diante de uma nova frente de combate ao crime contra o consumidor. Falsificar produtos de limpeza não é apenas fraude econômica é uma ameaça real à saúde pública. Esta operação marca um ponto de virada na fiscalização e mostra que o Estado do Rio está vigilante e pronto para agir com firmeza”, afirmou Fonseca.

O Secretário também destacou que a prioridade agora é desmantelar toda a cadeia envolvida no esquema criminoso.

“Nosso trabalho não termina com a apreensão. Estamos rastreando a origem dos produtos, laboratórios ilegais e os canais de distribuição. O consumidor fluminense pode ter certeza de que não mediremos esforços para tirar esses produtos do mercado”, completou o Secretário.

A SEDCON e o Procon-RJ alertam a população sobre a importância de verificar a procedência de produtos de limpeza, principalmente quando vendidos a preços muito abaixo do valor de mercado ou com embalagens de aparência duvidosa. Casos suspeitos devem ser denunciados pelos canais oficiais da Secretaria e da Autarquia.

Falsificação de sabão em pó também preocupa

Em junho, a SEDCON e o Procon-RJ deflagraram a operação Lavagem Imperfeita, que resultou na apreensão de 100 quilos de sabão em pó com indícios de falsificação no município de Macaé, na Região Norte Fluminense.

Somente em 2024, mais de 120 toneladas de sabão em pó da marca líder de mercado foram apreendidas em diversas operações pelo estado, todas com suspeita de falsificação.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar