![]() |
Foto de divulgação PMN/ Mateus Carvalho |
A Prefeitura de Nilópolis inaugurou o Centro de Imagem (CDI) e a Policlínica da Mulher Marina Adati na manhã de sábado (5/7), na Estrada Mirandela, 1031, no Centro da cidade. Primeiro equipamento público com essa finalidade do município, o CDI vai oferecer exames de doppler de membros inferiores, ecocardiograma com doppler, ultrassom (todos os tipos, exceto biópsia); eletroencefalograma, densitometria, mamografia e eletrocardiograma; além de tomografia e raio-x.
Já na Policlínica na Mulher, a nilopolitana vai oferecer atendimentos em mastologia, pré-natal de alto risco e para adolescentes, ginecologia (infantil e adulta); psicólogo, nutricionista e assistente social. Também serão disponibilizados exames de ultrassom para saúde da mulher, colocação e retirada de DIU.
As duas unidades de saúde funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe de 80 profissionais e estimativa de 5 mil atendimentos por mês. As consultas e exames serão feitos pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), a partir de encaminhamentos das unidades de saúde da rede pública municipal.
O prefeito Abraãozinho se emocionou ao lembrar que seu grupo de trabalho busca a cada dia a melhoria da qualidade de vida para a população de Nilópolis. "Há pessoas que se acostumaram a só ganhar obras no ano de eleição, mas conosco não é assim. Busco fazer o melhor por esta terra, moro aqui pertinho. O que eu quero para a minha família, quero para a população. Um diagnóstico precoce de uma doença, por exemplo, aumenta as chances de cura", ele relatou.
Abraãozinho agradeceu as parcerias com o governo do Estado, com o deputado estadual Rafael Nobre, e com o deputado federal Ricardo Abrão, o que possibilitou a vinda de palavra do Estado e de emendas parlamentares estaduais e federais. O secretário de Saúde, André Esteves, também destacou a importância dessas colaborações e lembrou que essas benfeitorias foram compromissos de campanha do prefeito.
Ricardo Abrão contou que o nome da policlínica é uma homenagem à sua avó materna, Marina Adati. “Foi uma mulher batalhadora, que trabalhou muito para dar uma boa condição de vida à minha mãe e aos demais parentes”, afirmou. Ele expressou gratidão também aos vereadores da base governamental e ao Rafael Nobre. “Essa união nos dá respaldo para continuar com esse trabalho”, ressaltou, ao lado do deputado estadual.
Nobre lembrou outros empreendimentos além do CDI e da Policlínica da Mulher. " Realizamos obras em 23 encostas da cidade e agora estamos fazendo benfeitorias na Via Light, sempre com o apoio do governador Cláudio Castro. " Em breve teremos o Restaurante Popular, que junto ao Café do Trabalhador, vai melhorar a alimentação do povo nilopolitano que sai cedinho para trabalhar. A refeição vai custar R$ 1 e o café sai a 50 centavos”, lembrou o parlamentar.
Estiveram apresenta ainda o vice-prefeito Alvinho, que também discursou, os secretários municipais, os vereadores da base do governo, a viúva do prefeito Farid Abrão, dona Jane Abrão; o subsecretário estadual de Eventos, Rodrigo Castro, o vereador do Rio, Celso Costa e outras autoridades. As diretoras da Policlínica da Mulher, Patrícia Figueiredo, e do CDI, Marisa Mata, recepcionaram as autoridades.