Dieta e atividade física podem reduzir o risco de câncer - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

Home Top Ad




PUBLICIDADE

05/06/2018

Dieta e atividade física podem reduzir o risco de câncer

Foto: maridav/123RF

Tema foi debatido na ASCO 2018, um dos maiores congressos do mundo sobre oncologia, que acontece em Chicago, EUA

O Encontro Anual da ASCO que está sendo realizado em Chicago, nos Estados Unidos, tem revelado uma série de estudos, pesquisas inéditas e debates sobre as formas como especialistas de diferentes países podem transformar os principais avanços científicos e tecnológicos recentes em realidade para o tratamento dos pacientes. No entanto, além de novas práticas terapêuticas, as apresentações estão abordando também o impacto de hábitos comportamentais saudáveis para prevenir e combater a doença.

De acordo com a Dra. Renata Cangussu, oncologista clínica do Grupo Oncoclínicas na Bahia, um dos painéis debateu a importância de um bom estilo de vida na prevenção e na redução da recorrência do câncer. "Uma orientação divulgada no congresso da ASCO indicou que a combinação dieta e atividade física é capaz de evitar o aparecimento do câncer em até 40% dos casos. Ou seja, trata-se de uma medida preventiva extremamente eficaz que está ao alcance do paciente", comenta.

A oncologista explica que a adoção desses hábitos no cotidiano beneficia também pacientes que já tiveram diagnóstico de câncer. "A rotina de comer bem e se exercitar regularmente pode diminuir a mortalidade em também 40% dos casos", afirma a Dra. Renata, que destaca ainda outras duas recomendações indicadas no congresso: redução do consumo de álcool e uso do protetor solar.

"O álcool está associado ao aparecimento de pelo menos sete tipos de cânceres diferentes. Portanto, controlar a ingestão de bebidas alcoólicas é muito importante", afirma a Dra. Renata. Com relação à proteção aos raios solares, a oncologista também faz um alerta. "É fundamental usar protetor solar e evitar sessões de bronzeamento artificial. Vale destacar que o melanoma é um câncer de pele grave, o segundo mais frequente em mulheres jovens com menos de 30 anos", afirma. Confira o vídeo com a Dra. Renata Cangussu sobre o tema: https://youtu.be/HBljUPmPbPI

Sobre a ASCO

ASCO é a abreviatura para American Society of Clinical Oncology - ou Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em tradução para o português. A entidade foi fundada em 1964 por sete oncologistas que tinham a finalidade de melhorar o atendimento dos pacientes com câncer. Na época, o câncer era visto como uma doença incurável, com poucas terapias – difíceis de tolerar e quase sempre ineficazes. O estigma e o silêncio deixaram muitos pacientes com pouco apoio ou informação.

Ao longo de cinco décadas, a ASCO e seus membros estabeleceram e avançaram no campo da oncologia clínica moderna. De muitas maneiras, a história da ASCO é a história do progresso contra o câncer. Dos sete membros originais, hoje são mais de 40 mil. Nesse período, o número de medicamentos disponíveis para tratar o câncer aumentou significativamente. E, o mais importante, os pacientes estão vivendo mais e muito melhor. Para mais informações, acesse https://am.asco.org/

Sobre as Clínicas no Rio de Janeiro 

A Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológico, o Centro de Excelência Oncológica e a Oncoclínica Radioterapia, clínicas do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro, atuam no tratamento oncológico com serviços de oncologia clínica, hematologia e radioterapia, adotando o conceito de atendimento integral, humanizado e interdisciplinar a pacientes com câncer.

As unidades estão distribuídas estrategicamente na cidade do Rio de Janeiro, com estruturas pensadas para proporcionar conforto e facilidade de deslocamento dos pacientes. Esta distribuição geográfica das clínicas e dos parceiros reforça esse conceito, uma vez que favorece o acesso aos diversos serviços que participam da assistência e dos cuidados necessários aos pacientes.

O Centro de Infusões e Terapias – CIT RJ, também uma unidade Oncoclínica, é focado em tratamentos não-oncológicos - local especializado na infusão e no gerenciamento de tratamentos farmacológicos para patologias em diversas especialidades médicas. Para obter mais informações, visite: www.oncoclinica.com.br e www.centroexcelenciaoncologica.com.br. 

Sobre o Grupo Oncoclínicas

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 60 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 450 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA. Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 984040-254

Post Bottom Ad

Pages