Belford Roxo promove I Fórum sobre Álcool e Drogas - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

Home Top Ad




PUBLICIDADE

Belford Roxo promove I Fórum sobre Álcool e Drogas


BELFORD ROXO - Conscientizar a sociedade, técnicos e futuros profissionais e levar conhecimento sobre álcool e drogas foi o objetivo do I Fórum sobre Álcool e Drogas da Saúde Mental de Belford Roxo – CAPS Ad, que aconteceu nesta quinta-feira (26). O evento é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e aconteceu na Uniabeu. Com o tema “Álcool e Drogas – Uma questão de saúde pública”, os 60 participantes puderam discutir, refletir e compartilhar experiências da atenção e cuidados em saúde mental do município. Os participantes do evento receberam certificados.

Durante o encontro, profissionais da área abordaram temas como “A Lei Antimanicomial e a importância do diálogo com a rede de serviços e instituições” (Waldemir Junior, psicólogo e ex-técnico do CARE AD), o “Matriciamento na atenção primária e o cuidado comunitário, a partir da Estratégia de Saúde da Família (ESF)” (Paulo Pontes, coordenador de Saúde Mental do Rio de Janeiro) e ainda a “Redução de Danos e o Trabalho do CAPS Ad” (com Luana Laurito, médica do CAPS Ad de Belford Roxo).

De acordo com o diretor de Saúde Mental da rede, Paulo Patrocínio, cerca de 2.800 pessoas estão cadastradas nos CAPS. “O Fórum serviu para trazer luz ao sofrimento que envolve o usuário e seus familiares e principalmente mostrar o quanto as políticas públicas são de grande importância para o processo de redução de danos. As drogas mais perigosas que temos hoje são as legalizadas como, cigarro e álcool, já que as pessoas usam sem responsabilidade. Quero agradecer o prefeito Waguinho e o secretário de Saúde, Vander Louzada, pelo apoio em nosso evento”, concluiu Paulo, que ainda informou que uma equipe trabalha a autoestima das mães dos usuários que acabam adoecendo junto.

Belford Roxo tem atualmente três Caps. O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Zaira Vicente Bicchieri, na Rua João Fernandes Neto, 920, no Centro, o Caps Geral, que fica na Rua Expedicionário Eliaquim Batista, 296, em Areira Branca e o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), na Rua Adil Miranda, 98, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os Caps contam com uma equipe multidisciplinar, formadas por psicólogos, médicos, psicopedagogos e assistentes sociais.

26/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 984040-254

Post Bottom Ad

Pages