Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo promove capacitação para professores de educação física

quarta-feira, agosto 29, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
Prefeitura promove capacitação para professores de educação física

BELFORD ROXO - A Secretaria de Educação de Belford Roxo promoveu nesta quarta-feira (29-08), no Ciep Constantino Reis, em São Bernardo, um curso de formação continuada para os professores de educação física da rede municipal de ensino. O tema escolhido foi: “Construindo um amanhã com igualdade: capacitando professores para o atendimento a alunos com deficiência visual. Trinta e cinco professores, seis orientadores e dois estimuladores participaram do evento, que contou com a presença de representantes da Urece Esporte e Cultura, associação sem fins lucrativos.

O evento foi dividido em dois momentos. No período da manhã, Shirley Costa Pereira (Secretaria Municipal de Educação) deu uma palestra mencionando a parte pedagógica. À tarde, a parte prática foi preenchida com específicos, realizada pelo presidente da Urece, campeão mundial e paraolímpico pela seleção brasileira de futsal para cegos, Anderson Dias, que estava acompanhado por Marcos Henrique Carvalho Lima e Roberto Nunes. Os três representantes da entidade apresentam deficiência visual.

Anderson Dias relatou que existe por parte da Urece uma grande preocupação com o ensino das crianças deficientes visuais. “Nossa parceria com Belford Roxo existe há três anos. Valorizamos muito a capacitação dos agentes”, concluiu, destacando que pretende formular um projeto de ensino do Braille para os professores.

Shirley Costa pediu para que cada um dos professores presentes usassem um óculos que representava um tipo de deficiência visual. Outros óculos mostravam problemas de baixa visão, como dificuldade de adaptação à luz e redução do campo visual. Outros mostravam a cegueira, que é a perda total da visão. A intenção foi levar os professores a terem empatia com seus alunos, ou seja, a enxergarem da mesma maneira como eles enxergam. Shirley também deu dicas e orientações aos mestres de como podem ajudar seus alunos.

Durante o evento, Shirley Costa revelou que existe uma capacitação trimestral com 25 vagas e aproveitou para mencionar a baixa procura. O polo do Constantino conta com 22 alunos e as matrículas são realizadas anualmente.

No Ciep Constantino Reis os alunos dispõem de aulas de educação física, informática e educação artística. Além de atividades com músicas que os estimulam. Quando o aluno estiver preparado e alfabetizado é inserido no ensino regular.

29/08/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar