Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Cidade de Nova Iguaçu amplia serviços na Assistência Social

segunda-feira, setembro 10, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A pequena Ana Beatriz Oliveira de Mendonça, de apenas seis anos, acordou cedo e junto com a mãe, Damiana Augusta de Oliveira, foi garantir seu direito como cidadã. As duas procuraram o Núcleo de Atendimento ao Cidadão de Nova Iguaçu (NAC), no Centro de Nova Iguaçu, e foram surpreendidas. Em menos de uma hora, a menina já estava tinha feito seu documento de identidade. É que o novo (NAC), oferecido pela Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu para emissão e isenção de documentos e serviços sociais, foi totalmente modernizado e ampliado. Serviços que antes levavam mais de três horas para serem emitidos, agora estão sendo entregues em menos tempo. 

“Ela fez questão de tirar a identidade logo. Chegamos cedo achando que demoraria, mas tudo foi muito rápido. Aqui ela já fez foto, assinou e pegou a identidade. Geralmente este tipo de serviço demora e é burocrático, mas tivemos uma bua surpresa”, afirma Damiana. 

Para garantir esta agilidade, o setor aumentou o número de funcionários de seis para 15 atendentes. O local ganhou ainda sala de espera climatizada, novos guichês e uma sala individual para atendimento jurídico em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Com o novo NAC, a oferta de serviços também foi ampliada. Além dos já oferecidos pela Prefeitura, como vale social, carteira do idoso, isenção de certidões de nascimento, casamento e óbito, entre outros, a parceira com a Defensoria Pública e o Detra/RJ possibilitam agora a emissão e isenção de identidade civil; emissão da 2ª via do CPF; declaração provisória para viagem (idoso); emissão de Nada Consta; CNIS ( (Extrato de vínculos e contribuições à Previdência) ; cadastramento e emissão do ID Jovem; reconhecimento de paternidade; encaminhamento para BPC (LOAS); serviço de datiloscopia / papiloscopia; entre outros que antes não eram ofertados. 

“Antes, o cidadão ficavam em uma fila do lado de fora, exposto ao sol e a chuva. Ele vem em busca de seus direitos e merece ser bem recebido. São mais de 20 serviços aqui oferecidos , com capacidade para mais de 8 mil atendimentos por mês. Este é um avanço importante para consolidar o esforço de levar mais e melhores serviços aos iguaçuanos”, garante a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros 

O NAC funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no térreo da Secretaria de Assistência Social, na Rua Dr. Luiz Guimarães, 956, no Centro de Nova Iguaçu. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.

Fotos: Raphael Bittencourt 
10/09/2018

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar