Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Agricultores de Mesquita recebem treinamento da Prefeitura e do Sebrae

quinta-feira, novembro 08, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Dezoito agricultores de Mesquita estão participando do curso Negócio Certo Rural, realizado pelo Sebrae Rio em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (Setrade). O curso teve início na quarta, 07/11, quando aconteceu o primeiro dos cinco encontros presenciais, no auditório Zelito Viana, no Paço Municipal. Até o dia 05 de dezembro, os agricultores aprenderão conceitos de empreendedorismo, planejamento e administração; e vão criar um plano de negócio bem estruturado, que pode contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural e para o planejamento de novas oportunidades de negócios.

“Mesquita tem uma boa parte do seu território considerado como área rural. É o caso do trecho da rua da Serra, no Centro, e partes dos bairros Coreia, Chatuba e Alto Uruguai. E isto faz com que a agricultura familiar seja uma atividade econômica importantíssima da cidade. Desde que iniciamos nosso governo temos trabalhado para incentivar a produção, para aumentar a qualidade dos produtos dos nossos agricultores, mas principalmente para dar a eles mais e mais autonomia para aprimorar, fazer crescer e manter seus negócios. Capacitações e treinamentos como este, são exemplos deste empenho”, afirma o prefeito Jorge Miranda.

Ao todo, são 40 horas de curso e a programação ainda prevê seis horas de consultorias individuais, sendo duas horas em sala de aula e outras quatro horas nas propriedades rurais. Entre as tarefas práticas estão a elaboração de um diagnóstico detalhado sobre as propriedades e a identificação de ideias de negócios, verificando a viabilidade deles e a organização, além de sua relação com o mercado.

Voltado para pequenos produtores, suas famílias, jovens e trabalhadores do meio rural, o curso tem o objetivo de contribuir na melhoria da gestão das atividades praticadas nas propriedades rurais. “É importante que o agricultor, que sabe tão bem como cuidar da terra para que ela produza, saiba também como gerenciar seu negócio. Queremos incentivar a geração de renda na zona rural, aprimorando os processos e ajudando-os a acessar novos mercados, e, assim, contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos produtores e de seus familiares”, explica o coordenador da regional Baixada Fluminense II do Sebrae Rio, José Leôncio de Andrade Neto.

08/11/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar