Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Peças teatrais e muita música para alunos de Nova Iguaçu

terça-feira, novembro 27, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

“Adorei o teatro e o musical. Estou encantada, quero participar de novo. Foi um dia muito feliz”. A emoção é da pequena Karen Mesquita Brito, de 7 anos, aluna da Escola Municipalizada Adrianópolis. Ela foi uma das mais de 100 estudantes da educação infantil e 1º ano da rede municipal de ensino que assistiram a peça teatral “Contos, Cantos e Acalantos’, de José Mauro Brant, no primeiro dia do festival ‘FUNARJ Arte e Literatura’: Entretenimento e Produção de Conhecimento. O evento da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, aconteceu nesta terça-feira (27) na Casa do Professor, na Secretaria de Educação do município. O festival será realizado na cidade até o dia 5 de dezembro.

A peça infantil segue a trilha dos trovadores medievais, cantadores nordestinos e repentistas. Unindo música e narração o ator e cantor José Mauro Brant assume a figura ancestral do trovador, contando histórias de ‘Bumba meu Boi’, ‘João Jiló’ e do ‘Surrão’, que são versões de contos populares do autor. Ainda teve Oficina de Contação de Histórias, e de música para adultos, com Lucas Ciavatta, além da palestra ‘Encontro com arte e o pensamento’ de Toni Garrido, que relembrou sua trajetória e tocou alguns sucessos de sua carreira musical. Também teve a participação do poeta Jaime Leibovitch. 

“Este festival é realizado para nossos alunos, profissionais da educação e a população. Serão atividades na Casa do Professor, no Top shopping e na Universidade Rural. É um trabalho que encanta as crianças, que estão emocionadas”, afirmou a subsecretária de Educação, Renata Santana. 

"Escolhemos Nova Iguaçu para realizar esse festival por ser a cidade mãe da Baixada e é a que mais apresenta projetos de desenvolvimento. A ideia do festival é fazer essa interface de arte e leitura, e Educação e Cultura. Estamos com diferentes vivências artísticas", explicou o presidente da FUNARJ, Nelson Freitas.

Nesta quarta-feira (28), também na Casa do Professor, às 14h30, acontece o monólogo ‘THE AND’, de Isabel Cavalcanti. Livremente inspirado nas primeiras novelas de Samuel Beckett, o espetáculo apresenta uma personagem errante, expulsa de todos os lugares e movida pelo desejo de encontrar um local onde possa ter paz. E às 19h haverá palestra com o cantor e compositor Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho. A entrada é gratuita.

Foto: Raphael Bittencourt 
27/11/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar