Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Propostas para Educação para Jovens e Adultos são discutidas em Belford Roxo

segunda-feira, novembro 12, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - A fim de discutir as propostas e avanços da Educação para Jovens e Adultos em Belford Roxo, (EJA), a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Educação, promoveu o “II Vozes da EJA”. Este ano, o projeto contou com dois dias de atividades realizadas na Uniabeu e na Escola Municipal Professor Paris. Promovido pela Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DEJA), composta pela chefe da Divisão Thatiana Barbosa e seus assessores pedagógicos Angelita Brito e Pedro Almeida. O evento contou com palestras e apresentações de projetos educacionais.

O encontro contou com cerca de 200 pessoas, entre professores, alunos, inspetores, especialistas, gestores e demais participantes da comunidade escolar. O diferencial desta edição foi a participação dos alunos que contribuíram através de relatos sobre a prática pedagógica diferenciada. “Nossa vontade é que eventos como esse continuem acontecendo e que a EJA cresça cada vez mais em nosso município”, disse o secretário de Educação, Denis Macedo.


No primeiro dia do evento, a mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF), Sheila da Silva André Portela, proferiu uma palestra, apresentando sua pesquisa que trata das Mulheres Negras da Baixada Fluminense, tendo como tema a vida de Carolina Maria de Jesus, atrelando o que essas mulheres tem em comum com a autora do livro “Quarto de despejo” em um resgate da memória tanto escrito quanto falado.

Já no segundo dia, foi realizada a “II Roda de Conversa Vozes da EJA”, onde foram expostos os trabalhos baseados no documento norteador integrando “Saberes através dos escritos de Carolina Maria de Jesus, em Quarto de despejo”. Este documento enviado à rede no início do ano, teve como base os escritos da autora e propôs os seguintes eixos temáticos: o registro escrito, trabalho interdisciplinar e prática pedagógica voltada para ação e reflexão.

“O objetivo foi compartilhar a prática pedagógica dos professores inscritos no programa e mostrar como eles flexibilizaram os conteúdos das aulas junto aos temas discutidos no livro de Carolina Maria de Jesus”, explicou a chefe da Divisão Thatiana Barbosa.

12/11/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar