Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Famílias deixam margens do Botas e se mudam para Residencial Santo Antônio, em Nova Iguaçu

sexta-feira, janeiro 11, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

Depois de mais de uma década convivendo com enchentes, a família Barboza começou na manhã desta sexta-feira (11), a deixar para trás a triste rotina de perda de móveis e de pertences pessoais por causa das cheias do rio Botas. Fábio, a esposa Lidiane e o casal de filhos Paulo Ricardo e Ana Clara mudaram da velha casa às margens do rio, na Rua do Riacho, no bairro Ouro Verde, para o Residencial Santo Antônio, na Cerâmica. Eles fazem parte das quase 300 famílias integrantes da segunda etapa do projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu, de oferecer aos ribeirinhos do Botas - e também aos que vivem às margens de rios nos bairros Rancho Novo e Bandeirantes – novas moradias, longe dos riscos de enchentes. 

“Nós moramos aqui por necessidade. Sair do Botas sempre foi um sonho nosso e esta mudança para o Santo Antônio está sendo uma bênção para nós”, comemora o mecânico Fábio Barboza, 37 anos. Já a esposa e dona de casa Lidiane, 35, comemora também o fato de os filhos Paulo Ricardo e Ana Clara terem mais espaço e segurança para brincar. “Aqui eles ficam dentro de casa, pois é perigoso ficar na rua com os carros passando. Lá eles vão estar mais seguros e eu mais tranquila”, disse a mãe. “Lá vai ter campinho e parquinho”, completa Paulo Ricardo.

A família Barboza recebeu as chaves do novo apartamento das mãos da secretária municipal de Infraestrutura Cleide Moreira. Ela explica que a mudança das famílias que vivem às margens do Botas faz parte do projeto de recuperação do rio, que terá sua calha alargada de sete para 14 metros e a profundidade duplicada, de um metro e meio para três.

“Nosso objetivo é evitar o transbordamento do rio. Esta obra vai beneficiar não somente quem mora no entorno do Botas, mas cerca de 100 mil pessoas em 10 bairros de Nova Iguaçu”, afirma a secretária.

Neste primeiro dia, cinco famílias se mudaram para o Residencial Santo Antônio. Além destas, outras 60 que receberam as chaves dos apartamentos no início da semana, na Vila Olímpica, já começaram a fazer a mudança. A expectativa é que até 31 de janeiro todas as 288 famílias já estejam morando nos apartamentos no bairro Cerâmica.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar