Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Plano Verão Tinguá registra apenas dois acidentes em 16 operações em Nova Iguaçu

segunda-feira, março 18, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

Em 16 operações do Plano Verão Tinguá 2019, que foi iniciado em dezembro do ano passado e encerrado no último domingo (17), foram contabilizados apenas dois acidentes de trânsito na RJ-111, que liga Vila de Cava à Praça de Tinguá. Foi o mesmo número que na edição de 2017. Ninguém ficou ferido gravemente. Nos quatro meses de operação, a região recebeu uma média de 57 mil visitantes por mês, a maioria nos fins de semana.

As ações do Plano Verão reuniram diversos órgãos da Prefeitura de Nova Iguaçu e a Polícia Militar. O objetivo foi prevenir acidentes e conscientizar a população da importância da preservação ambiental, além de oferecer mais segurança aos moradores e turistas que visitam o local durante o período de verão.

“Não zeramos o número de acidentes, mas desde que implantamos esse plano, eles foram reduzidos de forma significativa. Atuamos em várias ações, como cuidar da limpeza e da coleta dos resíduos, ordenar o comércio ambulante, disponibilizar socorristas para o caso de acidentes, reforçar a segurança pública e cuidar do patrimônio ambiental da região, com atividades de fiscalização e educação ambiental. A Prefeitura se fez presente em todos os domingos durante o período de verão, época em que aumenta significativamente o número de visitantes”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), Fernando Cid.

A presença dos agentes da Prefeitura foi importante em várias ações. No dia 16 de dezembro, quando aconteceu o evento ‘Pedala Nova Iguaçu’, com 500 participantes, equipes da Guarda Ambiental acompanharam um parto numa residência de Tinguá. O Samu foi acionado e a mãe e o bebê foram levados para a Maternidade Mariana Bulhões. 

Guardas ambientais ainda atuaram na retirada de três cavalos em situação de maus tratos, que foram encontrados amarrados por fios de telefone à beira da estrada. Na estrada principal que liga ao bairro, motoristas foram orientados sobre o trânsito e cuidados com o meio ambiente. Cartilhas informativas foram distribuídas. Equipes também atuaram na apreensão de pássaros em gaiolas e ao receber uma denúncia anônima da atuação de uma quadrilha de baloeiros atuando nas imediações da Praça de Tinguá, eles, com apoio da Polícia Militar, apreenderam um balão de grande porte.

Em Tinguá também foi disciplinado o uso de solo público por ambulantes e efetuada a padronização de barracas dos vendedores, para organizar o comércio da região. Também foi intensificada a varrição e coleta de lixo na Praça de Tinguá aos domingos e no período de Carnaval.

“O Plano Verão é uma forma da Prefeitura estar presente. Várias secretarias atuam conjuntamente visando dar mais segurança e conforto aos visitantes e reduzir os impactos ambientais e de trânsito”, destacou Fernando Cid.




--
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar