Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados oferece tratamento odontológico de graça em sete unidades da cidade

quarta-feira, março 20, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

A cidade de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando para garantir os cuidados com a higiene bucal da população. Ao todo, seis unidades básicas de saúde e um Centro de Especialidades Odontológicas, oferecem diariamente diversos serviços dentários gratuitos.



Um dos destaques da rede municipal de saúde é o CEO, que funciona há quase cinco anos por meio do Programa Brasil Sorridente, iniciativa do Governo Federal que visa levar tratamento odontológico gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com aproximadamente 400 atendimentos ao mês, o órgão oferece serviços de canal, tratamento relacionados à gengiva e à parte óssea da boca, cirurgias de siso e cisto, raio-x e atendimentos à pacientes com necessidades especiais, odontopediatria e extrações mais graves.

Além disso, outras seis unidades de saúde espalhadas pelo município fazem atendimentos odontológicos mais simples, como limpeza comum e de tártaro, obturação, restauração de resina, aplicação de flúor e extração simples.



“A odontologia transforma vidas, pois vai além de um simples tratamento da saúde bucal, ela devolve o sentimento de sorrir e aumenta a autoestima de muitas pessoas. Por isto, estamos com projetos de ampliar a oferta de dentistas para toda a nossa rede de atenção básica e, além disso, oferecer colocação de próteses dentárias”, afirmou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes.

Uma das queimadenses beneficiadas pelos atendimentos municipais, foi Haydê Pinto (74). Contente com o tratamento dentário recebido no CEO, a aposentada elogiou os serviços prestados. “Estou há três meses me tratando nesta unidade. Durante esse período, eu fiz extração do siso e cuidados da parte clínica, como obturações. Eu sentia muita dor de dente e graças a essa equipe, hoje eu não sinto mais nada. O atendimento é melhor do que em qualquer outra clínica particular”, afirmou a moradora do bairro Jardim Queimados.

Saúde bucal em primeiro lugar

De acordo com o Coordenador de Saúde Bucal, Fábio Dias, a população precisa criar o hábito de cuidar dos dentes, pois a prevenção ainda é o melhor caminho para ter uma boca saudável. Os cuidados básicos de higiene bucal, como escovação, uso de fio dental e visita semestral ao dentista, fazem toda a diferença para garantir um sorriso satisfatório.



“Infelizmente, podemos colocar a saúde em risco se não fizermos as escovações de forma correta e não procuramos o dentista. O que muitos não sabem é que através da boca conseguimos avaliar diversas alterações na saúde geral do paciente. Lesões, problemas na gengiva e demais mucosas da boca podem ser causados por doenças como herpes, sífilis, diabetes, câncer bucal, entre outras”, afirmou o profissional.

Os moradores que desejam realizar procedimentos odontológicos simples, basta procurar uma das seis unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, com identidade, comprovante de residência e cartão do SUS para a marcação de consulta. Já para atendimento dentário especializado, é preciso passar por consulta com o dentista clínico geral das unidades básicas e, então, ser encaminhado ao CEO.

Unidades de saúde que oferecem odontologia em Queimados

- UBS Belmira Vargas (Rua da batalha, nº 31, Roncador);
-ESF Santo Expedito (Rua São Roque, nº2, Santo Expedito);
- UBS Fazendinha (Rua da Conquista, s/nº, Distrito Industrial);
- EFS Vila Americana (Av. Antônio Luizário, nº 1689, Vila Americana);
- Clínica da Família Robson Romero de Oliveira (Est. Padre José de Anchieta, nº 315, São Jorge);
- Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho (Est. Das Piabas, s/nº, Eldorado);

-Centro de Especialidades Odontológicas (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 1170, Vila Pacaembu).
TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Por Aline Lopes
Foto Igor Lima
20/03/2019
Compartilhe nas redes sociais e WhatsApp!


Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar