Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Jovens podem viajar de graça e ter acesso a outros benefícios com o ID Jovem

domingo, abril 28, 2019

/ by Destaque Baixada

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita aos brasileiros com menos de 30 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual (De um estado para outro). Ele existe no formato impresso e também via aplicativo, que pode ser baixado direto no seu dispositivo móvel. De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude. 



Quem pode ser beneficiado?

Para obter uma ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, ser pertencente à família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Não é preciso ser estudante para ser beneficiário.  Para incluir ou atualizar os dados e não ficar de fora procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade. 

Ainda é importante saber o seu Número de Identificação Social (NIS). Ele pode ser encontrado em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

Quais as vantagens?

Cultura, Lazer e Esporte:

Com a ID Jovem, fica assegurado o pagamento de meia-entrada 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral em: cinemas, eventos culturais (teatros, museus entre outros), jogos de futebol, shows. 

Transporte:

São reservadas, por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros, ou seja, não vale para gratuidade de viagem dentro do próprio estado. É importante lembrar que, em alguns casos, podem ser cobradas algumas taxas de serviços, mas mesmo assim o valor é bem inferior ao valor da passagem que seria cobrado normalmente.

Onde devo ir para ter minha ID Jovem?

Vá ao CRAS mais próximo da sua residência munido de:

-RG
-CPF
-COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
-TITULO ELEITORAL
-DISPENSA DO EXÉRCITO (no caso dos HOMENS)
-FOTO 3x4
-CARTEIRA DE TRABALHO

E Solicite o Número do NIS , depois de solicitado, você terá acesso ao número em 3 dias e o agente social que te atender no CRAS poderá ser consultado em caso de dúvidas. Em seguida: Baixe no celular ou tablet o Aplicativo chamado ID jovem 2.0



Coloque o número do NIS que você pegou no CRAS siga as instruções do app que são básicas, lembrando que o benefício não tem limite e nem prazo de validade portanto até 29 anos sempre irá funcionar perfeitamente Esse mesmo app irá gerar sua carteirinha pra descontos. Mais informações sobre ID Jovem podem ser encontradas no Decreto 8.537/2015 e na Lei nº 12.852/2013, ou no Próprio CRAS.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Data: 28/04/2019
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Secretaria Nacional de Juventude
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar