Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Sacolas plásticas serão proibidas em supermercados a partir desta quarta

segunda-feira, junho 24, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

Precisa de sacola? Muitas cidades do mundo já obrigam suas lojas e mercados a fazerem essa pergunta ao cliente. Quando o consumidor responde "sim, preciso", lhe é cobrada uma pequena taxa, em geral, centavos. O objetivo: intimidar o uso exagerado de plástico. Em cidades como São Francisco e Los Angeles, nos EUA, as lojas adotam essa prática por lei. Em Dublin, na Irlanda, nem uma ida ao mercado escapa. Você tem que pagar por cada sacola, e isso te obriga a, inclusive, repensar a quantidade de produtos a serem consumidos. 



Com isso, a lei que foi que foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionada ainda na gestão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB), torna a valer a partir desta quarta-feira (26). De acordo com informações, os consumidores poderão utilizar sacolas recicláveis e bolsas reutilizáveis. Os comércios de pequeno porte têm até dezembro deste ano para se adequarem à lei 8006/18.



As antigas deverão ser substituídas pelas novas sacolas, produzidas com 51% de fontes renováveis, e poderão ser vendidas a preço de custo caso os consumidores precisem. A intensão da proibição, seria para a redução de lixo plástico no meio ambiente, lixo esse que além de poluir nosso planeta é um dos maiores causadores de mortalidade de marinhos. Vai depender de cada estabelecimento a cobrança das novas sacolas.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

24/06/2019
Compartilhe nas redes sociais e WhatsApp


Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar