Bombeiros mirins têm primeira aula prática em Nova Iguaçu - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

23/08/2019

Bombeiros mirins têm primeira aula prática em Nova Iguaçu


“Gostei de simular a ação de apagar o fogo com uma mangueira. Me imaginei combatendo as chamas de um incêndio, me apaixonei pela profissão”. O entusiasmo é da pequena Emily de Souza Vasconcelos Lima, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, do Jardim Tropical, uma das 100 participantes do projeto Bombeiro Mirim, parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com o 4º Grupamento de Bombeiro Militar. Nesta sexta-feira (23), a turma teve a primeira experiência com uma aula prática.



Divididos em seis grupos, os estudantes participaram de oficinas simultâneas de combate a incêndio com extintor, oficina de Casa de Fumaça, onde eles desenvolveram a habilidade de resgate na brigada de incêndio, treinamento militar com teste físico e oficina de primeiros socorros, além de um ‘corridão’ com toda a turma com canções militares. Até o fim do ano, o projeto deve formar 500 alunos.

“Eles tiveram ciência do que vivemos no dia a dia e como é um curso de formação, tudo isso na linguagem deles. É uma experiência única também para nós militares. Esse projeto não acontecia aqui há 5 ano. Para nós é um prazer passar para os alunos um pouco do nosso dia a dia”, disse o tenente do 4ºGBM, Leonardo Ramos, um dos coordenadores do projeto Bombeiro Mirim. O curso, que tem duração de um mês, tem como objetivo despertar nos participantes o senso e a prática de cidadania e disciplina, através de atividades de preservação ambiental, prevenção de incêndios, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, dentre outras. 


Aluna da Escola Municipal Engenho Pequeno, Alice dos Santos Conceição, de 10 anos, disse que o curso a fez despertar o desejo de se tornar bombeira. “Fiquei encantada com a aula de apagar o fogo do botijão de gás. Achei que iria explodir, mas agora sei como parar um vazamento, evitando assim uma tragédia. Me senti uma bombeira por um dia. Vou ensinar o que aprendi no curso para meus quatro irmãos e quem sabe seguir estra profissão que salva a vida de muita gente”, disse a menina. No próximo ano, a Prefeitura e o 4º Grupamento de Bombeiro Militar esperam formar mil alunos no curso.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

23/08/2019
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

Post Bottom Ad

Pages