Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Hospital de Duque de Caxias é referência nacional em captação de órgãos para doação

sexta-feira, setembro 25, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

O mês de setembro é caracterizado pela campanha do Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos. A data de 27 de setembro é lembrada como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Todos os anos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Saracuruna Adão Pereira Nunes (HEPN) realiza eventos de conscientização e homenagens às famílias doadoras de órgãos da unidade. Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, algumas ações presenciais foram canceladas. 

Para não deixar a data passar sem ser lembrada, uma vez que o HEAPN tem enorme relevância no cenário estadual e nacional de captação de órgãos, a direção da unidade instalou iluminação na cor verde (em alusão ao Setembro Verde) para a fachada do hospital, como forma de alertar a população quanto a importância do gesto e incentivo à doação de órgãos. 

Hoje, o Hospital Adão Pereira Nunes está em primeiro lugar no estado do Rio de Janeiro e em segundo lugar no ranking nacional em doação de órgãos, ficando atrás, a nível nacional, por apenas 2% do primeiro colocado. Os números de captação de órgãos registrados no Hospital de Saracuruna – Adão Pereira Nunes, impressionam. O coordenador da CIHDOTT da unidade, Enfermeiro Gilberto Malvar, destaca que os resultados alcançados são fruto do trabalho de uma equipe capacitada e especializada. “Eu costumo dizer que o diferencial da equipe CIHDOTT do Hospital de Saracuruna é o acolhimento que fazemos com essas famílias. 

Quando um paciente grave chega aqui na unidade, buscamos logo a família para explicar o que é morte encefálica e quais as etapas para se chegar a esse diagnóstico. Outro ponto importante é a empatia, de se colocar no lugar da família que está perdendo seu ente querido. É criar um vínculo e trabalhar o lado emocional destes familiares, já que cabe a eles a decisão e autorização para a doação. 


Quando essa equipe é formada por pessoas capacitadas, com acolhimento precoce, esse resultado se torna muito mais eficaz”, destaca o coordenador da CIHDOTT do Hospital de Saracuruna. Regulamentada pela Portaria nº 905/GM/MS, em 16 de agosto de 2000, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT é composta de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, e é obrigatória em hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos. A Comissão é um braço da Central Estadual de Transplante do estado, que tem a sua base na unidade e é responsável por todos os casos de morte encefálica que podem possibilitar a doação de órgãos. Para que a doação aconteça, o paciente tem que estar em morte encefálica - quando o cérebro morre e os órgãos continuam funcionando. A partir de um único doador até nove vidas podem ser salvas e ainda melhorar a qualidade de vida de até 50 pessoas, com a doação de tecidos. É importante também desmentir alguns mitos que atrapalham o trabalho das equipes nas unidades. Uma delas está relacionada ao medo dos familiares de que a retirada dos órgãos poderá desconfigurar o corpo do doador. 

O coordenador Gilberto Malvar esclarece que a retirada é um procedimento cirúrgico normal e que após a retirada dos órgãos com qualidade de transplante, o local é costurado com pontos, como se faz nesses procedimentos. No caso da córnea, que é uma retirada de área mais exposta do corpo, uma prótese de acrílico é colocada, preenchendo a cavidade. A lei determina que o corpo deve ser entregue à família íntegro, para que possa ter um sepultamento com dignidade. Campanha nacional incentiva a doação de órgãos Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou uma queda de 37% no número de transplantes realizados entre janeiro e julho de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019. O Ministério da Saúde associou a queda à pandemia de Covid-19. De janeiro a julho de 2019, foram realizados 15.827 transplantes no país; neste ano, no mesmo período, foram 9.952 procedimentos. Até 31 de julho, havia 46.181 pacientes aguardando um órgão no país. 

A fila é centralizada por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Para ser um doador, é preciso conversar com a família sobre esse desejo e deixar claro que os familiares devem autorizar a doação de órgãos. Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, mas, segundo o Ministério da Saúde, na maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. A doação de órgãos é gratuita e não tem compensação financeira.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

25/09/2020 
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar