Dinheiro desviado na pandemia deve voltar para a saúde e poderá ajudar bares e restaurantes - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

10.02.2020

Dinheiro desviado na pandemia deve voltar para a saúde e poderá ajudar bares e restaurantes


Os valores desviados por agentes públicos nas ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES) e poderão ajudar na recuperação de bares e restaurantes. A determinação é da Lei 9.037/20, sancionada pelo governador em exercício Cláudio Castro (PSC) e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (02/10).

Proposta pelo deputado Anderson Moraes (PSL), a lei estabelece que 20% do valor deve ser repassado à Agência Estadual de Fomento (AgeRio) para ser revertido em crédito para bares e restaurantes. Isso já incluiria os R$ 8,5 milhões apreendidos em ação contra o ex-secretário de Saúde Edmar Santos, suspeito de envolvimento com o esquema que teria fraudado contratos para a compra dos respiradores

"Que bom o governador em exercício sancionou a lei integralmente. O dinheiro foi roubado da população, e o mínimo é que retorne o quanto antes através de investimentos e ajuda a um dos setores mais afetados. Destinar parte a recuperação econômica de bares e restaurantes contribui para gerar empregos", comemorou o autor da lei, deputado Anderson Moraes. 

Do total gasto na pandemia, cerca de R$ 700 milhões estão sob suspeita de desvios, segundo levantamento feito pelo site de notícias G1 com base em denúncias do Ministério Público Federal (MPF). As suspeitas levaram às operações Favorito e Tris in Idem, que provocaram o afastamento do governador Wilson Witzel (PSC) e à prisão do secretário de Saúde Edmar Santos, entre outros.

De acordo com a lei sancionada, todo valor recuperado e o destino dele deverá ser publicado nos sites oficiais dos respectivos destinatários e no Diário Oficial do Estado do Rio.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

02/10/2020 
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

cel

Post Bottom Ad

Pages